Escola maternal : história, assistência e escolarização da infância em Curitiba (1928-1944)

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Autor(es): dc.contributorOliveira, Marcus Aurelio Taborda de, 1964--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorTurina, Keli Fernanda Rucco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:25:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:25:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-14-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-14-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/41730-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/41730-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Marcus Aurelio Taborda de Oliveira-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 26/04/2010-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : f. 116-126-
Descrição: dc.descriptionLinha de pesquisa: História e historiografia da educação-
Descrição: dc.descriptionResumo: A pesquisa teve como objeto de investigação as práticas de atendimento à infância pequena no Paraná no início do século XX por meio da constituição da Escola Maternal da Sociedade de Socorro aos Necessitados. A proposta deste texto é compreender a constituição da Escola Maternal na cidade de Curitiba, suas modalidades, suas formas de atendimento e as motivações que a constituíram como necessária no cenário curitibano. Algumas inquietações sobre a proposta da Sociedade de Socorro aos Necessitados motivaram a investigação que deu origem a este trabalho. O foco de análise do estudo é compreender quais elementos motivaram e sustentaram a necessidade de organização de uma Escola Maternal na capital paranaense no início do século XX e sobre quais bases esta Escola foi definida, defendida e organizada pela Sociedade de Socorro aos Necessitados. O recorte temporal proposto é o período de 1928 a 1944. O ano de 1928 marca as discussões, a elaboração do regimento e a fundação da Escola Maternal, considerada, com base nas fontes analisadas, como a primeira escola maternal do Paraná. Para o recorte final indica-se o ano de 1944 porque neste ano iniciou-se o processo de desvinculação entre a Escola Maternal e a Sociedade de Socorro aos Necessitados. As fontes priorizadas no desenvolvimento do trabalho são: regimento e relatórios da Sociedade de Socorro aos Necessitados e da Escola Maternal; algumas matérias jornalísticas e diversos documentos, como artigos, produzidos por personagens envolvidos com a assistência e a escolarização da infância. Parte dos referenciais teóricos que contribuem com a discussão sobre a infância e sua educação são Egle Becchi, Maria Luiza Marcílio e Tizuko Kishimoto, entre outros. A proposta de trabalho é conduzida com base nas considerações de Kuhlmann Jr. sobre a assistência científica e educação assistencialista, bem como as contribuições de Faria Filho sobre a escolarização da infância e Vincent; Lahire & Thin, sobre forma escolar. Estes estudos corroboram a ideia defendida aqui que a práticas de escolarização e assistência à infância ocorriam concomitantemente na Escola Maternal. As propostas e ações da Escola Maternal pretendiam modificar hábitos morais, sociais e higiênicos da população pobre tendo em vista a moralização e a civilidade destas crianças e de suas famílias. Palavras-chave: Escola Maternal, História da Escolarização da Infância; História da Assistência à Infância, História da Infância, História da Educação.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The research had as subject of investigation, the practice of little children care in Paraná in the early twentieth century through the establishment of the Nursery School of the Poor Children's Aid Society. The purpose of this study is to understand the formation of the Nursery School of Curitiba, its modalities and forms of care and the reasons why it became necessary in Curitiba. Some concerns about the purpose of the Poor Children's Aid Society motivated the research which led to this work. The main subject of this study is to understand what factors motivated and asserted the need to organize a Nursery School foundation in Paraná's main city in the beginning of the XX century and explore the fundaments that shaped this school, supported and organized by the Poor Children's Aid Society. The time frame proposed on this research is from 1928 to 1944. The year of 1928 opens the discussion, the regiment's creation and the foundation of the Nursery School, considered the various sources analysed, the first nursery school of Paraná. The year of 1944 marks the beginning of the Nursery School independence process from the Poor Children's Aid Society. The main sources of this research are: reports and regiment's from the Poor Children's Aid Society and from the Nursery School; some newspaper report and other documents - such as articles produced by characters involved on children care and education. Some of the reference writers that contributed to the debate over childhood and children education are: Egle Becchi, Maria Luiza Marcilio and Tizuko Kishimoto, among others. The aim of this work is based on Kuhlmann Jr ideas about scientific support and pedagogic attendance, as well as Faria Filho's contributions on childhood formation and Vincent; Lahire & Thin, about school form. These studies support the idea that the Nursery is set in a binomial of childhood care, practices of child welfare and pedagogic work, concomitant or not. The Nursery School's proposals and actions intended to modify moral, social and hygiene habits of the poor, aiming for the moral and civility of these children and their families. Keywords: History of Education; History of Childhood; History of Child Care; History of Early Childhood Education; Nursery School.-
Formato: dc.format139 f. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleEscola maternal : história, assistência e escolarização da infância em Curitiba (1928-1944)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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