Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Luz, Araci Asinelli da, 1948- | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Odisséa Boaventura de, 1963- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Ajala, Larissa, 1992- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:30:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:30:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/41715 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/41715 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Araci Asinelli da Luz | - |
Descrição: dc.description | Coorientadora: Odisséia Boaventura de Oliveira | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente Trabalho de Conclusão de Curso caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, exploratória e de cunho teórico que teve como objetivo verificar a concepção de prevenção do uso de drogas de educadores certificados pela 5ª edição do Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas. Para tanto, analisou-se a concepções de prevenção presentes em projetos de prevenção às drogas implementados na cidade de Curitiba. Apesar da maioria das concepções focarem nas pessoas, algumas são voltadas às drogas e ainda dispõem da ideia de amedrontamento (Modelo tradicional). A partir das concepções de prevenção encontradas, quatro Núcleos de Significação foram criados: Dimensão do saber; do fazer; social e; do medo. Estes Núcleos remetem à a necessidade da construção do conhecimento, à necessidade de agir para que ocorra uma mudança social, à busca pela transformação da sociedade como um todo e da melhoria de vida das pessoas e à sensibilização através do amedrontamento, respectivamente. Desta forma, uma vez que alguns projetos apresentaram concepções de prevenção não recomendadas pelo Curso em questão, há desafios a serem superados. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader | - |
Palavras-chave: dc.subject | Drogas | - |
Título: dc.title | Concepção de prevenção do uso de drogas presente em projetos de escolas públicas em Curitiba | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: