Uma proposta de bons hábitos de sono no contexto escolar : possibilidades e limitações

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Autor(es): dc.contributorSouza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorPinto, Laura Simões da Costa, 1991--
Autor(es): dc.creatorSchaedler, Thais-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:40:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:40:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-19-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/41714-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/41714-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Carlos Eduardo Pilleggi de Souza-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Descrição: dc.descriptionResumo : É essencial para uma vida saudável e produtiva ter uma boa quantidade e qualidade de sono, mas a perda de sono crônica está se tornando cada vez mais comum na sociedade atual. Uma das explicações para o atual padrão de sono são as atividades sociais, como a rotina acadêmica. A diminuição na duração de sono pode estar relacionada a déficits no estado de alerta, atenção e memória, além de alterações comportamentais como aumento da impulsividade e irritabilidade. Assim, é essencial o desenvolvimento de programas de educação sobre o sono e o incentivo de bons hábitos de sono. O objetivo do trabalho é realizar uma campanha educativa sobre o sono para pais, professores e alunos do 5º ano do ensino fundamental. Para isso, o projeto foi realizado com 51 alunos (idade entre 9 e 15 anos), seus pais e professora. O trabalho foi realizado em três etapas: identificação de possíveis falhas relacionadas aos conhecimentos sobre sono; aplicação de cartilhas educativas e avaliação da efetividade das cartilhas. Foram constatados alguns déficits de conhecimentos sobre a importância do sono e de ter bons hábitos de sono, além de que as crianças apresentam maus hábitos (como poucas horas de sono e horário de dormir tardio). Apesar de observarmos mudanças positivas nas frequências das respostas relacionadas a importância do sono, não foi constatada mudanças nos padrões e hábitos de sono/vigília das crianças. Possivelmente a consciência da importância de bons hábitos de sono tenha sido adquirida, mas talvez o tempo dado entre a aplicação da cartilha e reavaliação dos hábitos não tenha sido suficiente para que novos hábitos fossem incorporados. Esses dados sugerem a existência de uma lacuna na divulgação científica entre o que é produzido na academia e a sociedade, pois, apesar de bem conhecida à relação entre o sono e o desempenho acadêmico, a escola não recebe suporte para aplicar esses conhecimentos em seu cotidiano.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
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Relação: dc.relationExigências do sistema: Adobe Acrobat Reader-
Palavras-chave: dc.subjectSono-
Título: dc.titleUma proposta de bons hábitos de sono no contexto escolar : possibilidades e limitações-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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