Projeto educação ambiental nas escolas : ocupando o tempo livre

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Autor(es): dc.contributorSouza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorPinto, Marcelo Bittencourt Ramos, 1993--
Autor(es): dc.creatorVatte, Marina Valquíria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:30:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:30:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-19-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/41712-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/41712-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Carlos Eduardo Pilleggi de Souza-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Descrição: dc.descriptionResumo : A Educação Ambiental é um processo através do qual são construídos valores sociais e atitudes voltadas para a conservação do Meio Ambiente. Frente a isso, o presente estudo tem o objetivo de propor Unidades Didáticas envolvendo os seguintes temas: Introdução a Educação Ambiental; Água; Recursos Naturais; Aquecimento Global; 5Rs (repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar); Capitalismo x sociedade de consumo; Horta Orgânica, entre outros. Estas unidades contribuem como facilitadoras de aprendizagem em temáticas atuais e pertinentes ao ensino de Ciências e Biologia, e orientam o professor ao ministrar a aula, apontando o seu tema, objetivo, nível e duração, além da metodologia adotada e possíveis recursos adicionais. A análise do Projeto Político Pedagógico e do acervo didático, disponibilizados pela escola pública alvo da pesquisa deste trabalho, revelou que os temas ambientais não são trabalhados no cotidiano escolar. Ainda, o convívio na Escola possibilitou observar o contumaz absenteísmo dos professores. Deste modo, indica-se a aplicação das referidas Unidades Didáticas tratando de Educação Ambiental no período "livre" proporcionado aos alunos pela ausência de professores, privilegiando uma temática cuja abordagem insuficiente pode agravar nossos problemas ambientais do presente.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationExigências do sistema: Adobe Acrobat Reader-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia-
Título: dc.titleProjeto educação ambiental nas escolas : ocupando o tempo livre-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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