Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Pinto, Marcelo Bittencourt Ramos, 1993- | - |
Autor(es): dc.creator | Vatte, Marina Valquíria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:30:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:30:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/41712 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/41712 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Carlos Eduardo Pilleggi de Souza | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A Educação Ambiental é um processo através do qual são construídos valores sociais e atitudes voltadas para a conservação do Meio Ambiente. Frente a isso, o presente estudo tem o objetivo de propor Unidades Didáticas envolvendo os seguintes temas: Introdução a Educação Ambiental; Água; Recursos Naturais; Aquecimento Global; 5Rs (repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar); Capitalismo x sociedade de consumo; Horta Orgânica, entre outros. Estas unidades contribuem como facilitadoras de aprendizagem em temáticas atuais e pertinentes ao ensino de Ciências e Biologia, e orientam o professor ao ministrar a aula, apontando o seu tema, objetivo, nível e duração, além da metodologia adotada e possíveis recursos adicionais. A análise do Projeto Político Pedagógico e do acervo didático, disponibilizados pela escola pública alvo da pesquisa deste trabalho, revelou que os temas ambientais não são trabalhados no cotidiano escolar. Ainda, o convívio na Escola possibilitou observar o contumaz absenteísmo dos professores. Deste modo, indica-se a aplicação das referidas Unidades Didáticas tratando de Educação Ambiental no período "livre" proporcionado aos alunos pela ausência de professores, privilegiando uma temática cuja abordagem insuficiente pode agravar nossos problemas ambientais do presente. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia | - |
Título: dc.title | Projeto educação ambiental nas escolas : ocupando o tempo livre | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: