Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ratto, Ana Lucia Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Hess, Ximene Baggio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:59:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:59:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/41705 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/41705 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Ana Lucia Silva Ratto | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho tem como objetivo central realizar um mapeamento das características de 12 artigos, presentes no banco de periódicos da Capes em 2014, que apresentam o termo projeto político-pedagógico em seus resumos, títulos e/ou palavras-chave trazendo discussões sobre essa temática na educação básica. A partir de sua leitura integral e criteriosa procura-se detectar traços comuns e/ou diferenciadores entre os artigos, visando aprofundar o conhecimento que se tem a respeito de como questões relacionadas ao projeto político-pedagógico aparecem enfocadas em parte significativa da bibliografia que trata do tema na educação básica. Destaca-se a baixa produção acadêmica com ênfase em questões relacionadas ao projeto político-pedagógico voltada para educação básica, fato que se contrapõe aos discursos que pontuam esse instrumento como essencial e norteador nas instituições escolares. Complementarmente, dentre outros, constatase a ausência de autores com produções específicas na temática ‘projeto políticopedagógico’, assim como a ispersão em relação aos autores citados nos artigos. Outro dado a destacar é que a maioria desses artigos (8 entre um total de 12 artigos) foi produzida no campo da Política Educacional, algo que se constata seja pela explicitação de alguns autores, seja pela análise das palavras-chave ou dos temas centrais existentes em cada artigo. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto político pedagógico | - |
Título: dc.title | Análise de artigos que enfatizam questões relacionadas ao projeto politico-pedagógico na educação básica : um estudo a partir do banco de periódicos da CAPES | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: