Análise de artigos que enfatizam questões relacionadas ao projeto politico-pedagógico na educação básica : um estudo a partir do banco de periódicos da CAPES

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRatto, Ana Lucia Silva-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorHess, Ximene Baggio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:59:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:59:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-31-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-31-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/41705-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/41705-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Ana Lucia Silva Ratto-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho tem como objetivo central realizar um mapeamento das características de 12 artigos, presentes no banco de periódicos da Capes em 2014, que apresentam o termo projeto político-pedagógico em seus resumos, títulos e/ou palavras-chave trazendo discussões sobre essa temática na educação básica. A partir de sua leitura integral e criteriosa procura-se detectar traços comuns e/ou diferenciadores entre os artigos, visando aprofundar o conhecimento que se tem a respeito de como questões relacionadas ao projeto político-pedagógico aparecem enfocadas em parte significativa da bibliografia que trata do tema na educação básica. Destaca-se a baixa produção acadêmica com ênfase em questões relacionadas ao projeto político-pedagógico voltada para educação básica, fato que se contrapõe aos discursos que pontuam esse instrumento como essencial e norteador nas instituições escolares. Complementarmente, dentre outros, constatase a ausência de autores com produções específicas na temática ‘projeto políticopedagógico’, assim como a ispersão em relação aos autores citados nos artigos. Outro dado a destacar é que a maioria desses artigos (8 entre um total de 12 artigos) foi produzida no campo da Política Educacional, algo que se constata seja pela explicitação de alguns autores, seja pela análise das palavras-chave ou dos temas centrais existentes em cada artigo.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationExigências do sistema: Adobe Acrobat Reader-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto político pedagógico-
Título: dc.titleAnálise de artigos que enfatizam questões relacionadas ao projeto politico-pedagógico na educação básica : um estudo a partir do banco de periódicos da CAPES-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.