
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pilleggi, Carlos Eduardo de Souza | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Autor(es): dc.creator | Nogueira, Guilherme de Souza | - |
| Autor(es): dc.creator | Ahrens, Caroline | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:31:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:31:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/41701 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/41701 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Carlos Eduardo de Souza Pilleggi | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O estudo das relações ecológicas e evolutivas é bastante complexo. Como consequência, os alunos apresentam dificuldades para compreendê-los, porém, um outro possível motivo, pode ser a falta de conhecimento sobre esses temas por parte dos professores, o que reflete falhas na formação dos mesmos. O PBL (Problem Based Learning) é uma abordagem instrucional que inicia a aprendizagem dos alunos pela criação de cenários, nos quais há a necessidade de resolver um problema. Tem foco na espontaneidade, na colaboração, e na habilidade flexível de resolver estes problemas. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o impacto do jogo didático Nature, o qual é baseado no método PBL, na apreensão e entendimento dos conceitos de Evolução e Genética de Populações pelos alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná. O jogo requer entre dois e seis jogadores. Não há manual de instruções, uma vez que é composto por diversos tipos de cartas que regem o desenvolvimento do jogo. No entanto, o ideal é que haja um moderador que auxilie e explique os comandos do jogo. O jogo foi aplicado a alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná que já tenham cursado ou estejam cursando a matéria de Genética de Populações. Os alunos responderam a alguns questionários antes e após a aplicação. Um dos resultados mais relevantes em relação à aplicação do jogo foi um melhor entendimento por parte dos alunos do conceito de Deriva Genética. Os alunos lembraram ou aprenderam conceitos e houve uma boa aceitação da metodologia do jogo para a explicação dos assuntos. Provavelmente estes resultados estão relacionados com a participação dos alunos no seu próprio processo de aprendizagem, na interação que o jogo proporcionou entre os participantes e também a um entendimento mais aprofundado do conhecimento explorado pelo jogo, características da metodologia PBL. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ecologia - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Evolução (Biologia) | - |
| Título: dc.title | O jogo didático nature como ferramenta na formação de professores de ciências e biologia | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: