Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958- | - |
Autor(es): dc.contributor | Lüders, Valéria, 1962- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Seelen, Karine Von Seelen | - |
Autor(es): dc.creator | Takitani, Diogenes G. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:48:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:48:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/41698 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/41698 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Carlos Eduardo Pilleggi de Souza | - |
Descrição: dc.description | Coorientadora: Valéria Lüders | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Historiadores e antropólogos nos mostram que a preocupação com a educação inclusiva, no Brasil, ocorre pelo menos desde 1722, porém apenas a partir da década de 1990 a discussão a respeito se intensificou. Segundo a legislação brasileira, alunos com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação são o público alvo da chamada inclusão educacional. Ainda de acordo com nossa legislação, esses alunos deverão ser matriculados preferencialmente nas escolas da rede regular de ensino, assim passou-se a exigir que os professores estejam aptos a trabalharem com esses alunos. Por meio de questionário aplicado a professores de ciências e biologia da rede regular de ensino de Curitiba e Região Metropolitana, foi possível verificar que, apesar de mais de 25 anos da intensificação da discussão, a formação inicial desses profissionais ainda é deficitária em relação ao tema, não preparando adequadamente esses professores para atuarem em escolas inclusivas. Esses docentes não possuem, muitas vezes, informação suficiente sobre quem são esses alunos, suas características e necessidades educacionais, embora demonstrem interesse em aprimorarem seu conhecimento e proporcionarem uma educação de qualidade a todos os alunos. Para mudarmos essa situação devemos aprimorar, primeiramente, a formação dos professores dos cursos de formação e revermos os currículos destes cursos, assim os docentes iniciarão suas carreiras profissionais preparados para a realidade encontrada nas escolas. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Título: dc.title | Formação inicial em Ciências Biológicas para atuação com alunos em contexto inclusivo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: