Formação inicial em Ciências Biológicas para atuação com alunos em contexto inclusivo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958--
Autor(es): dc.contributorLüders, Valéria, 1962--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorSeelen, Karine Von Seelen-
Autor(es): dc.creatorTakitani, Diogenes G.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:48:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:48:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-19-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/41698-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/41698-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Carlos Eduardo Pilleggi de Souza-
Descrição: dc.descriptionCoorientadora: Valéria Lüders-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Descrição: dc.descriptionResumo : Historiadores e antropólogos nos mostram que a preocupação com a educação inclusiva, no Brasil, ocorre pelo menos desde 1722, porém apenas a partir da década de 1990 a discussão a respeito se intensificou. Segundo a legislação brasileira, alunos com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação são o público alvo da chamada inclusão educacional. Ainda de acordo com nossa legislação, esses alunos deverão ser matriculados preferencialmente nas escolas da rede regular de ensino, assim passou-se a exigir que os professores estejam aptos a trabalharem com esses alunos. Por meio de questionário aplicado a professores de ciências e biologia da rede regular de ensino de Curitiba e Região Metropolitana, foi possível verificar que, apesar de mais de 25 anos da intensificação da discussão, a formação inicial desses profissionais ainda é deficitária em relação ao tema, não preparando adequadamente esses professores para atuarem em escolas inclusivas. Esses docentes não possuem, muitas vezes, informação suficiente sobre quem são esses alunos, suas características e necessidades educacionais, embora demonstrem interesse em aprimorarem seu conhecimento e proporcionarem uma educação de qualidade a todos os alunos. Para mudarmos essa situação devemos aprimorar, primeiramente, a formação dos professores dos cursos de formação e revermos os currículos destes cursos, assim os docentes iniciarão suas carreiras profissionais preparados para a realidade encontrada nas escolas.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationExigências do sistema: Adobe Acrobat Reader-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Título: dc.titleFormação inicial em Ciências Biológicas para atuação com alunos em contexto inclusivo-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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