Estudo dos recursos, estratégias e metodologias para o ensino do sistema reprodutor feminino na educação básica e a produção de um hipertexto didático

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958--
Autor(es): dc.contributorSchadeck, Ruth Janice Guse, 1957--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorSignorini-Souza, Isadora de Lourdes, 1992--
Autor(es): dc.creatorSanches, Tatiane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:42:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:42:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-19-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/41696-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/41696-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Carlos Eduardo Pilleggi de Souza-
Descrição: dc.descriptionCoorientadora: Ruth Janice Guse Schadeck-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Descrição: dc.descriptionResumo : Vivemos em uma fase de rápido crescimento científico e tecnológico na qual a forma tradicional de ensino não se mostra mais tão eficiente. Novas práticas e estratégias se tornam necessárias na área educacional. As tecnologias de informações e comunicações (TICs), por meio de suas múltiplas linguagens e recursos visuais, têm sido utilizados com sucesso na educação em diferentes partes do globo com acesso a essas tecnologias. Considerando estes pressupostos, este trabalho de conclusão de curso tem como um de seus objetivos realizar um levantamento de recursos didáticos disponíveis para o conteúdo curricular -Sistema reprodutor feminino? no âmbito da educação básica, assim como sua análise. Para tanto foi realizada uma revisão de literatura sobre os mais diversos recursos e estratégias usadas para o ensino desse conteúdo, sendo esses recursos divididos em virtuais, o que inclui as tecnologias de informações e comunicações (TICs), e recursos concretos, ou seja, não virtuais. O trabalho também propõe a análise de quatro livros didáticos, sendo dois de ciências e dois de biologia, abordando critérios teóricometodológicos, visuais e pedagógico-metodológicos. Outro objetivo do presente estudo é o aprimoramento de uma animação didática virtual sobre o sistema reprodutor feminino, anteriormente produzida, e por fim a produção de um hipertexto didático sobre o assunto com links que direcionam a outras páginas com informações relevantes. Todas essas etapas foram analisadas e discutidas, sendo relacionadas ao nosso referencial teórico, a teoria cognitivista da aprendizagem significativa, criada por Ausubel na década de 60.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationExigências do sistema: Adobe Acrobat Reader-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia-
Palavras-chave: dc.subjectAparelho genital feminino-
Título: dc.titleEstudo dos recursos, estratégias e metodologias para o ensino do sistema reprodutor feminino na educação básica e a produção de um hipertexto didático-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.