Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958- | - |
Autor(es): dc.contributor | Schadeck, Ruth Janice Guse, 1957- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Signorini-Souza, Isadora de Lourdes, 1992- | - |
Autor(es): dc.creator | Sanches, Tatiane | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:42:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:42:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/41696 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/41696 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Carlos Eduardo Pilleggi de Souza | - |
Descrição: dc.description | Coorientadora: Ruth Janice Guse Schadeck | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Vivemos em uma fase de rápido crescimento científico e tecnológico na qual a forma tradicional de ensino não se mostra mais tão eficiente. Novas práticas e estratégias se tornam necessárias na área educacional. As tecnologias de informações e comunicações (TICs), por meio de suas múltiplas linguagens e recursos visuais, têm sido utilizados com sucesso na educação em diferentes partes do globo com acesso a essas tecnologias. Considerando estes pressupostos, este trabalho de conclusão de curso tem como um de seus objetivos realizar um levantamento de recursos didáticos disponíveis para o conteúdo curricular -Sistema reprodutor feminino? no âmbito da educação básica, assim como sua análise. Para tanto foi realizada uma revisão de literatura sobre os mais diversos recursos e estratégias usadas para o ensino desse conteúdo, sendo esses recursos divididos em virtuais, o que inclui as tecnologias de informações e comunicações (TICs), e recursos concretos, ou seja, não virtuais. O trabalho também propõe a análise de quatro livros didáticos, sendo dois de ciências e dois de biologia, abordando critérios teóricometodológicos, visuais e pedagógico-metodológicos. Outro objetivo do presente estudo é o aprimoramento de uma animação didática virtual sobre o sistema reprodutor feminino, anteriormente produzida, e por fim a produção de um hipertexto didático sobre o assunto com links que direcionam a outras páginas com informações relevantes. Todas essas etapas foram analisadas e discutidas, sendo relacionadas ao nosso referencial teórico, a teoria cognitivista da aprendizagem significativa, criada por Ausubel na década de 60. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aparelho genital feminino | - |
Título: dc.title | Estudo dos recursos, estratégias e metodologias para o ensino do sistema reprodutor feminino na educação básica e a produção de um hipertexto didático | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: