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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Souza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958- | - |
Autor(es): dc.contributor | Alle, Lupe Furtado | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Sezyshta, Charles Michel | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Laís Fernanda Oyza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:54:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:54:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/41695 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/41695 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Carlos Eduardo Pilleggi de Souza | - |
Descrição: dc.description | Coorientador: Lupe Furtado Alle | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Conteúdos de genética necessitam de conhecimentos consolidados em diferentes áreas como a biologia celular, molecular e, inclusive, matemática. É uma das áreas na qual os alunos, tanto de ensino médio quanto de superior, têm maior dificuldade no aprendizado, principalmente quando o tema é a segregação alélica (Primeira Lei de Mendel). Como ferramenta, foi desenvolvida uma atividade chamada de "Descobrindo as Ervilhas de Mendel". Este material tem como objetivos: ser um apoio aos professores para consolidar conceitos (alelos, genes, cromossomos, segregação, genótipo, fenótipo); demonstrar visualmente a dinâmica da Primeira lei de Mendel; apresentar a variabilidade na produção de gametas e no pareamento dos cromossomos homólogos na formação do zigoto. O material consiste em bolas de isopor caracterizadas com os fenótipos de ervilhas amarelas e verdes "recheadas", conforme o fenótipo, com cromossomos confeccionados de massa de biscuit nas cores azul, vermelho e roxo (Parental-1, Parental-2 e Descendentes, respectivamente), com faixas brancas (Centrômero), amarelas (Alelo Dominante) e verdes (Alelo Recessivo). Na proporção de 3:1, conforme a Primeira Lei de Mendel, as ervilhas foram inseridas em pacotes identificados (Parental-1, Parental-2 e descendentes). A atividade propõe sortear ervilhas dos pacotes Parentais, fazer a identificação de seus fenótipos e, ao abri-las, montar os possíveis genótipos dos descentes deste cruzamento através dos cromossomos. Posteriormente, faz-se o sorteio do descendente e deve-se então questionar os alunos se a ervilha sorteada pode ter como parentais as ervilhas sorteadas anteriormente, fenotípica e genotipicamente. Todos estes dados devem ser anotados em uma tabela, juntamente com cálculos de frequências fenotípicas e genotípicas. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mendel, Lei de | - |
Palavras-chave: dc.subject | Genética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Material didático | - |
Título: dc.title | Descobrindo as ervilhas de Mendel | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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