Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Padial, André Andrian, 1981- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Faria, Larissa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:38:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:38:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/41661 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/41661 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: André Andrian Padial | - |
Descrição: dc.description | Monografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A homogeneização biótica representa a diminuição na diversidade-beta ao longo do tempo e é uma ameaça para a biodiversidade no mundo. Ela ocorre principalmente por meio da expansão da distribuição de espécies não-nativas, extinção de espécies endêmicas e alterações de habitat. As mudanças climáticas irão alterar os meios de introdução de espécies não-nativas e a probabilidade de estabelecimento das mesmas, facilitando o processo de invasão biológica. Logo, o efeito conjunto de mudanças climáticas e espécies não-nativas pode contribuir positivamente para a homogeneização biótica. Levando-se em conta estas questões, esta revisão investiga se há reconhecimento na literatura, da potencialização do fenômeno da homogeneização biótica devido à interação de mudanças climáticas e invasões por espécies não-nativas e, como são os estudos que abordam este efeito conjunto na homogeneização biótica. Utilizou-se a metodologia de análise cientométrica para compreensão da tendência de estudos na área e das lacunas do conhecimento científico sobre o assunto. Os resultados obtidos foram utilizados para estimar um tamanho de efeito combinado de mudanças climáticas e espécies não-nativas na homogeneização biótica, através de uma meta-análise. A análise cientométrica evidenciou um crescimento no número de estudos que analisa os efeitos de mudanças climáticas e espécies não-nativas na homogeneização biótica separadamente e identificou uma lacuna em estudos que reconhecem o efeito conjunto destes dois fatores. Dentre os estudos que abordam o efeito conjunto de mudanças climáticas e espécies não-nativas observou-se um grande viés geográfico, com nenhum estudo publicado para regiões tropicais e para o continente asiático, além de lacunas quanto a diferentes tipos de ambiente, grupos de organismos e abordagens metodológicas. Prevalecem estudos de campo e revisão com invertebrados de ambiente marinho e plantas terrestres. Apenas quatro estudos de fato quantificam os efeitos de mudanças climáticas e espécies não-nativas na homogeneização biótica, contribuindo para um melhor entendimento científico do assunto. O baixo número de artigos que realizam uma análise quantitativa da interação de mudanças climáticas e espécies não-nativas ressalta a necessidade de mais estudos que contemplem diversos ambientes, grupos de organismos e abordagens metodológicas. A principal fragilidade dos estudos é a falta de uma métrica padrão para quantificação da homogeneização biótica, o que impede a comparação dos resultados entre diferentes estudos e a obtenção de uma conclusão geral robusta. Apesar disso, a meta-análise realizada utilizando os dados destes quatro artigos gerou um tamanho de efeito médio significativo, indicando que o efeito combinado de mudanças climáticas e espécies não-nativas causa homogeneização biótica. O próximo passo é descobrir em que situações esse efeito é mais deletério para a biodiversidade. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biodiversidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Invasões biológicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aquecimento global | - |
Título: dc.title | A interação entre mudanças climáticas e invasões de espécies não-nativas poderá potencializar o processo de homogeneização biótica? : cientometria e metanálise | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: