Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Kalinke, Marco Aurélio | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática | - |
Autor(es): dc.creator | Diniz, Cristiane Straioto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:23:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:23:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/41457 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/41457 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa: Curitiba, 11/12/2015 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : f. 128-133 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Com o desenvolvimento das tecnologias, elas se tornam presentes nos diversos espaços da sociedade. Investimentos de origem pública e privada têm sido realizados para equipar as escolas com as novas tecnologias disponíveis. Com isto, várias tecnologias têm sido inseridas no ambiente escolar. Nos últimos anos alguns estudos têm sido desenvolvidos sobre os impactos que elas têm causado nos processos de ensino e aprendizagem. Além disso, percebe-se o professor como um elemento essencial na implementação do uso das tecnologias na escola. Desse modo, esta pesquisa foi desenvolvida para compreender e descrever a percepção que professores de Matemática tiveram a respeito da lousa digital a partir de um curso de formação. A lousa digital é um equipamento que foi distribuído para as escolas públicas do Paraná no ano de 2013, juntamente com uma formação para que os professores pudessem conhecer os seus recursos e funcionalidades. Trata-se de um equipamento com um quadro sensível ao toque, ligado a um projetor de imagem e a um computador. Este equipamento permite a utilização da linguagem audiovisual no ensino, a interação e interatividade entre alunos, professores e objeto de estudo. Para a pesquisa foram entrevistados alguns professores de Matemática da Área Metropolitana Norte de Curitiba que participaram do curso de formação ministrado pela Secretaria Estadual de Educação. Para tanto, foi utilizado um roteiro e as entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas. Elas tiveram o objetivo de caracterizar os sujeitos da pesquisa, descrever a avaliação que os cursistas tiveram do curso e descrever as impressões que eles tiveram da lousa digital, além de relatar as suas experiências com o uso da lousa digital nas aulas de Matemática. Para a análise do material coletado foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin, como um método que auxilia o pesquisador a organizar o material coletado e extrair dos discursos, dados que possam contribuir na realização das inferências e conclusões. Dentro do grupo de dez professores de Matemática entrevistados, apenas um deles utilizou a lousa digital em sua prática pedagógica, avaliando o recurso de uma forma positiva, ressaltando que ele desperta o interesse dos alunos e possibilita uma maior participação nas aulas. Apesar da grande maioria dos professores entrevistados não ter utilizado a lousa digital, eles percebem a viabilidade de utilização da mesma no ensino da Matemática, principalmente no ensino de Geometria, utilizando imagens e figuras na lousa digital. Os motivos desta não utilização também foram abordados e discutidos ao longo do texto. Palavras-chave: Lousa digital; Recurso pedagógico; Professores de Matemática, Formação. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: With the development of technologies, they become present in several areas of society. Publicly funded investments have been realized to outfit schools with the new available technologies. Therewith, many technologies have been inserted in the educational environment. Over the past few years some studies have been developed about the impact they have caused in the processes of teaching and learning. Furthermore, the teacher is perceived as an essential element in the implementation of the use of these technologies in school. Thereby, this research was developed in order to comprehend and describe the perception that mathematics teachers had concerning the digital whiteboard from a training course. The digital whiteboard is an interactive display that was distributed to the public schools of Paraná in the year of 2013, along with training for the teachers so they could get to know its features and functionality. It is about a display with a touch-sensitive board, connected to an image projector and a computer. This equipment allows the use of audiovisual language in teaching, as well as interaction and interactivity between students, teachers and object of study. For the research some mathematics teachers were interviewed, they were from the North Metropolitan Area of Curitiba and participated in the training course administered by the State Board of Education. In order to do it, it was used a script and the interviews were recorded and later transcribed. They had the objective of characterizing the subjects of the research, describing the evaluation that the course participants had of it and describing the impressions they had of the digital whiteboard, besides reporting their experiences with the use of the digital whiteboard in mathematics classes. To analyze the collected material, it was used Bardin's content analysis as a method that helps the researcher to organize the collected material and extract it from the speeches, data that can contribute to the achievement of the inferences and conclusions. Within the group of ten mathematics teachers interviewed, only one of them had used the digital whiteboard in his pedagogical practice, evaluating the resource in a positive way, emphasizing that it arouses students' interest and allows wider participation in class. Although the vast majority of teachers interviewed had not used the digital board, they realize the feasibility of using it in the teaching of mathematics, mainly in teaching geometry, using images and pictures on the digital whiteboard. The reasons for non-use were also addressed and discussed throughout the text. Keywords: Digital whiteboard; Pedagogical resource; Mathematics teachers; Formation. | - |
Formato: dc.format | 133 f. : il. [algumas color.], tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interfaces (Computador) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas de computação interativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Título: dc.title | A lousa digital como ferramenta pedagógica na visão de professores de matemática | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: