Desempenho da nota fiscal eletrônica (NF-E) nas empresas brasileiras : uma pesquisa Survey

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Autor(es): dc.contributorFrega, José Roberto, 1959--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração-
Autor(es): dc.creatorPinheiro Junior, Luiz Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:21:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:21:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-08-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-08-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/41452-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/41452-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. José Roberto Frega-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 18/12/2015-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : f.81-90-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Administração; linha inovação e tecnologia-
Descrição: dc.descriptionResumo: A tecnologia da informação tem adentrado os processos de negócios das organizações com o intuito de apoiar e agilizar processos nas rotinas operacionais. Por meio desse fenômeno sistemas de informação têm sido utilizados nas últimas décadas nas empresas. A nota fiscal eletrônica (NFe) no Brasil, tem sido uma implementação dessas tecnologias por meio de uma obrigatoriedade em todas as empresas que possuem comercialização de produtos e serviços, homogeneizando na forma de um sistema único para esse procedimento. Com isso, o presente estudo tem como objetivo investigar qual é o desempenho da nota fiscal eletrônica nas empresas brasileiras por meio das variáveis: hábito, utilidade percebida, confiança e percepção de segurança. Foi utilizada a literatura sobre a Teoria Institucional, em sua vertente do isomorfismo de forma coercitiva por meio da pressão das agências regulatórias para o enquadramento a determinadas normas e procedimentos. Em sequência foi realizada uma revisão literária sobre a NFe identificando conceitos internacionais com o mesmo objeto sendo: factura electrónica e eletronic invoice. Na revisão literária localizou-se um instrumento de pesquisa validado na Espanha em que os autores Hernandez-Ortega e Jimenez-Martinez (2013) aplicaram uma pesquisa Survey nas empresas da cidade de Zaragoza com o intuito de analisar o desempenho da factura electrónica naquele contexto. Optou-se por replicar essa pesquisa no contexto brasileiro, adequando o instrumento e as escalas com a tradução reversa. Utilizou-se nesta pesquisa a abordagem positivista quantitativa na aplicação de questionários a empresas, coletando 126 respondentes válidos que passaram por testes estatísticos de Análise Fatorial Exploratória (AFE), Análise Fatorial Confirmatória (AFC) e Modelagem de Equações Estruturais (SEM) por Covariância nas análises dos dados. Como resultados de replicação, verifica-se um desempenho positivo na pós-implementação da nota fiscal eletrônica nas empresas brasileiras, por meio da confirmação de cinco hipóteses das oito investigadas. Uma descoberta de pesquisa, no ato de replicação foi que a interpretação dos usuários pesquisados, agrupam construtos de pesquisa como os fatores: confiança + percepção de segurança e utilidade percebida + desempenho o que sugeriu um novo modelo de pesquisa. Como limitação de pesquisa, tem-se o fato da amostra não ser probabilística, logo o estudo não pode ser generalizado. Outro fator limitador é por utilizar metodologia quantitativa podendo ser analisado de forma qualitativa investigado em profundidade. Sugere-se para estudos futuros a aplicação do novo modelo sugerido, replicação em outros contextos, ou uma análise qualitativa para contribuições ao campo teórico-prático. Palavras-Chave: Nota Fiscal Eletrônica, Desempenho, Tecnologia da Informação-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Information technology has entered in the business processes of organizations in order to support and streamline processes in operational routines. Through this information systems phenomenon it has been used in recent decades in the firms. The electronic invoice (NFE) in Brazil has been an implementation of these technologies on a mandatory basis for all companies that selling products and services homogenizing a single system for this procedure. Thus, the present study aims to investigate performance in electronic invoices in the Brazilian Companies through the variables: habit, perceived usefulness, trust and perception of safety. Was used a literature about Institutional Theory, in its shed coercive isomorphism by means of pressure from regulatory agencies for framing certain rules and procedures.In sequence it was carried out a literature review on the eletronic invoice and has identified international concepts with the same object as follows: factura electrónica and e-invoice. In the literature review was located a quantitative instrument whith a scale validated in the Spain by authors Hernandez-Ortega and Jimenez-Martinez (2013) that applied a Survey research in companies of the city of Zaragoza in order to analyze the performance of the electronic invoice in this context. It was decided to replicate a survey in the Brazilian context, adapting the instrument and scales with the reverse translation. Was used a positivist approach quantitative to the application of questionnaires to companies, collecting 126 valid respondents who have undergone statistical testing Exploratory Factor Analysis (EFA) Confirmatory Factor Analysis (CFA) Structural Equation Modeling (SEM) by Covariance in the analysis of data. As results of the replication, there is a positive performance in the post-implementation of electronic invoice in Brazilian companies through the confirmation five of the eight hypothesis investigated. A discovery research, replication act was that the interpretation of the users surveyed, grouped constructs research as factors: confidence + perception of security and perceived usefulness + performance which suggested a new research model. As a research limitation, the fact that the sample has not be probabilistic, so the study can not be generalized. Another limiting factor is to use quantitative methodology can be analyzed qualitatively in depth. It is suggested for future studies applying the new model suggested, replication in other contexts, or a qualitative analysis for contributions to the theoretical and practical field. Key-Words: Eletronic Invoice, Performance, Information Technology-
Formato: dc.format100 f. : il., algumas color., grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração-
Título: dc.titleDesempenho da nota fiscal eletrônica (NF-E) nas empresas brasileiras : uma pesquisa Survey-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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