Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Larocca, Liliana Müller | - |
Autor(es): dc.contributor | Piosiadlo, Laura Christina Macedo | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem | - |
Autor(es): dc.creator | Kami, Maria Terumi Maruyama | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:17:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:17:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-03-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-03-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/41450 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/41450 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Liliana Müller Larocca | - |
Descrição: dc.description | Coorientadora: Profª Drª Laura Christina Macedo Piosiadlo | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Defesa: Curitiba, 11/12/2015 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : f. 118-134 | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Prática profissional de enfermagem | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A vida na rua descortina a vulnerabilidade de quem nela vive, exigindo abordagens específicas das equipes de saúde. O Consultório na Rua, integrante da Atenção Primária, visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde. Assim, esta pesquisa objetivou identificar os saberes ideológicos e instrumentais que subsidiam os processos de trabalho dos profissionais que integram as equipes do Consultório na Rua e elaborar proposta de funcionalidade no prontuário eletrônico da Secretaria Municipal de Curitiba com base nos saberes dos profissionais que atuam nessas equipes. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa e de cunho exploratório. A coleta de dados foi realizada junto a 20 profissionais e 6 usuários do Consultório na Rua no período de janeiro a fevereiro de 2015, por meio de entrevista com roteiros semiestruturados distintos para cada categoria de participantes. As informações provenientes das entrevistas foram analisadas separadamente e processadas com o apoio do software IRAMUTEQ. Dos discursos dos profissionais emergiram quatro classes: 1 - políticas públicas que norteiam o trabalho do Consultório na Rua; 3- necessidades naturais (ambas as classes contemplaram os saberes ideológicos); 2- dispositivos e instrumentos no cuidado à pessoa em situação de rua; 4- agenda semanal (essas duas classes contemplaram os saberes instrumentais). Nos discursos dos usuários foram analisadas a classe das necessidades naturais e a classe das necessidades necessárias e alienadas. Ambas as classes contemplaram os saberes ideológicos. Constatou-se a centralidade dos discursos no processo de trabalho, sustentado pelos saberes ideológicos, conforme referencial teórico adotado. A dimensão estrutural da realidade objetiva da população em situação de rua foi perceptível na determinação social do processo de situar-se na rua. As demandas preponderantemente manifestadas nos discursos dos entrevistados foram mais evidentes do que a própria organização do Consultório na Rua como cenário de cuidado. Os discursos dos profissionais apontaram a dificuldade no acesso à saúde pela população em situação de rua, o não reconhecimento dessas pessoas como pessoas de direito e necessidades naturais - necessidades que foram confirmadas pelos usuários. Estes, contudo, apresentaram ainda necessidades necessárias e alienadas, conforme tipologia adotada. O trabalho em equipe multidisciplinar foi considerado potencializador desse processo e o vínculo como necessário e essencial, enquanto as práticas de monitoramento e avaliação das ações foram comprometidas pela falta de instrumentos que possibilitassem o registro de todas as ações realizadas no cuidado à pessoa em situação de rua, o que caracteriza uma situação de invisibilidade. Acredita-se que a implantação do registro dessas ações no formato de funcionalidade no prontuário eletrônico significaria a possibilidade de estabelecer uma efetivação da relação entre o saber instrumental e o saber ideológico, saberes constitutivos do processo de trabalho em saúde, motivo pelo qual precisam ser conhecidos, explicitados e descritos. Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde. Trabalho. Equipes de Saúde. Pessoas em Situação de Rua. Pesquisa Qualitativa. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Life on the streets unveils the vulnerability of those who live on them, demanding health teams' specific approaches. Consultório na Rua ("Street Outreach Office"), integrating Primary Healthcare, aims to expand the access of homeless people to healthcare services. Thus, this research study objectified to identify ideological and instrumental knowledge underpinning the work processes of the professionals who integrate Consultório na Rua's teams, and elaborate a functionality proposal for the electronic health records of the Municipal Secretary of Curitiba, Paraná State/Brazil, based on the team professionals' knowledge. It is an exploratory, qualitative study. Data collection was held with 20 professionals and 6 users of Consultório na Rua, from January to February/2015, by means of an interview with distinct semistructured questions for each category of participants. Information from the interviews was separately analyzed and processed with the support of IRAMUTEQ software. Four classes emerged from the professionals' discourses: 1- public policies guiding the work of Consultório na Rua; 3- natural needs (both classes contemplated ideological knowledge); 2- devices and instruments to care for the person living on the streets; 4- weekly schedule (both classes contemplated instrumental knowledge). The class of natural needs and the class of necessary, alienated needs were analyzed in the users' discourses. Both classes contemplated ideological knowledge. It was evidenced discourse centrality in the work process, supported by the ideological knowledge, according to the adopted theoretical background. The structural dimension of the objective reality of the population living on the streets was perceived in the social determination of the process of being on the street. The predominantly manifested demands in the respondents' discourses were more evident than Consultório na Rua organization itself as a healthcare setting. Professionals' discourses pointed out the access difficulty to healthcare by the street dwellers, non-recognition of those people as citizens and their natural needs - confirmed by the users. The latter also presented necessary, alienated needs, according to the adopted typology. Multidisciplinary team work was considered a maximizer of this process, and the bonding as necessary and essential, while the monitoring practices as well as action assessment were hindered by the lack of instruments enabling to record all healthcare actions held towards the individuals living on the streets, which features an invisibility status. It is believed that the record implementation of these actions in the functionality format in the electronic healthcare records would mean the possibility of setting an effective relation between instrumental knowledge and ideological knowledge, constitutive types of knowledge in the health work process, that is why they need to be known, stated and described. Keywords: Primary Health Care. Work. Healthcare Teams. Homeless Persons. Qualitative Research. | - |
Formato: dc.format | 146f. : il., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Enfermagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Enfermagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atenção primária à saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Equipe de assistência ao paciente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoas em situação de rua | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa qualitativa | - |
Título: dc.title | Saberes ideológicos e instrumentais dos profissionais que atuam no consultório na rua : subsídios para elaboração de uma funcionalidade no prontuário eletrônico | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: