Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Marques, Vera Regina Beltrão | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Larocca, Liliana Müller, 1961- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T22:55:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T22:55:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-02-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-02-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/41415 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/41415 | - |
Descrição: dc.description | Inclui apêndices | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Vera Regina Beltrão Marques | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 03/03/2009 | - |
Descrição: dc.description | Inclui bibliografia e anexos | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: História e historiografia da educação | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Com base na investigação dos discursos médicos referentes à higienização da escola, este estudo problematiza a difusão da ciência Higiene na sociedade paranaense no período compreendido entre 1886 e 1947. Os discursos para a escola presentes em várias fontes, com destaque para periódicos da categoria - Archivos Paranaenses de Medicina e Revista Medica do Paraná - emergiram a percepção de uma medicina ancorada na Higiene, na qual os médicos defendiam uma nova função social: a de educadores. Ao tematizarem sobre uma intervenção nas escolas e nos seus usuários, os médicos paranaenses pretendiam "cuidar, proteger e higienizar a infância", tarefa assumida com vistas à inserção do território paranaense no processo nacional de saneamento sanitário e social. Trata-se de uma pesquisa de caráter histórico, inspirada nas idéias de processo civilizador, de Norbert Elias. Assim, propõe-se a reconhecer propostas de civilidade contidas nos discursos médicos elaborados para a escola paranaense. As concepções de educação no período estudado foram formadas por saberes e discursos produzidos pela Ciência Higiene e seus maiores interlocutores - os médicos, o que se desdobrou em prescrições para a escola que são aqui apresentadas. Palavras-chave: Ciência higiene. Eugenia. História da medicina no Paraná. Medicina e educação. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Based on medical discourses referring to school sanitation, this study addresses the spread of the Hygiene science on Parana State society, Brazil, between 1886 and 1947. Discourses on schools present in many sources, mainly medical periodicals - Archivos Paranaenses de Medicina (Parana State Medical Archives) and Revista Medica do Parana (Parana State Medical Journal) - pointed out the perception of medicine underpinned by Hygiene where doctors advocated a new social function: educators. By discussing in schools and their users, Parana State doctors objectified to "care, protect and sanitize infancy", a task aiming to insert this territory in the national process of hygienic and social sanitation. It is a historic research study, inspired by the ideas of Norbert Elias's Processo Civilizador (Civilizing Process). Thus, it objectifies to recognize civility proposals in the medical discourses elaborated to Parana State schools. Educational conceptions in the studied period evolved from knowledge and discourses on Hygiene science and its greatest advocates - the doctors, which were revealed in prescriptions for schools presented here. Key-words: Science hygiene. Eugenics. History of medicine in Parana. Medicine and education. | - |
Formato: dc.format | 252f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - História - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Medicina - História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Eugenia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higiene | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Higienizar, cuidar e civilizar : o discurso médico para a escola paranaense (1886-1947) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: