
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Campos, Claudia Mendes, 1969- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
| Autor(es): dc.creator | Franco, Crislaine Lourenço | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:38:35Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:38:35Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/41402 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/41402 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Profª. Drª. Claudia Mendes Campos | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 28/10/2015 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : f. 137-138 | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração: Estudos linguísticos | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esta dissertação tem como objetivo central investigar a progressão tópica textual em resenhas acadêmicas, partindo do pressuposto teórico da Linguística da Enunciação (LE), principalmente das considerações de Émile Benveniste ([1958, 1962] 2005 e [1965, 1966, 1969, 1970] 2006) e de Valdir Flores (2012 e 2013). Defendemos que a organização do texto em tópicos é uma marca da enunciação deixada pelo sujeito da enunciação no texto. Nosso corpus de pesquisa compõe-se de resenhas acadêmicas produzidas por calouros e por alunos do final do curso de Letras da UFPR. Buscamos, num viés transversal de pesquisa, através de uma comparação entre esses diferentes níveis, caracterizar a progressão tópica nas resenhas e identificar como os índices específicos e procedimentos acessórios (mecanismos de marcação do sujeito da enunciação) contribuem para a progressão. Levando em conta também que a enunciação é "este colocar em funcionamento a língua por um ato individual de utilização" (Benveniste, 2006, p.82) e que "a linguagem só é possível porque cada locutor se apresenta como sujeito, remetendo a ele mesmo como eu no seu discurso. " (Benveniste, 2005, p. 286), esta pesquisa visa principalmente discutir questões relacionadas ao sujeito da enunciação. Assim, sabendo que o sujeito "não é nem locutor, nem homem, mas uma instância que decorre da apropriação feita pelo locutor" e que ele é "um efeito da apropriação" (Flores, 2013, p.101), nossa pesquisa elege como um dos focos de análise verificar como essa "instância" manifesta-se na articulação dos tópicos do texto. Nossas análises das resenhas nos permitiram concluir que as escolhas do locutor do texto bem como a própria constituição do tópico discursivo evidenciam a presença do sujeito da enunciação, identificável através dos índices específicos e procedimentos acessórios. As análises evidenciaram que a constituição coesa e coerente do texto depende desses elementos que marcam a presença de um locutor articulando suas proposições. Palavras-chaves: Progressão tópica, enunciação, resenha acadêmica. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This dissertation aims to investigate the textual topical progression in academic reviews, based on the theoretical Enunciation Linguistics (EL) basis, mainly from considerations of Emile Benveniste ([1958, 1962] 2005 e [1965, 1966, 1969, 1970] 2006) and Valdir Flores (2012 and 2013). We demonstrated that the organization of the text in topics is a trademark of enunciation left by the subject of enunciation in the text. Our research corpus is composed by academic reviews produced by freshmen and students that were in the end of the UFPR Letters course. We aimed, in a transversal outcome, to search through a comparison between these different levels, characterizing the topical review progress. We also aimed to identify how specific indexes and accessories procedures (marking mechanisms of the subject of enunciation) contribute to the progression. Taking into account also that the enunciation is "this way to put the language in operation by an individual act of use" (Benveniste, 2006, p.82) and that "the language is possible only because each speaker sets himself up as a subject by referring to itself even as I in his speech."(Benveniste, 2005, p. 286), this research aims to discuss issues related to the subject of enunciation. Knowing that the subject "is neither speaker nor man, but a body that arises from the appropriation made by the speaker" and that he is "an appropriation effect" (Flores, 2013, p.101), our research chooses as one of the focuses of analysis the verification of how this "instance" is manifested in the textual topics articulation. Our analysis of the review concluded that the textual speaker choices as well as the constitution of the discursive topic shows the presence of the subject of enunciation, identifiable through specific indexes and accessories procedures. The analyzes showed that the cohesive and coherent constitution of the text depends on the elements that mark the presence of a speaker articulating their own proposals. Key words: Textual Progression, Enunciation, Academic Review. | - |
| Formato: dc.format | 159 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Linguistica - Resenhas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gramatica comparada e geral - Sintagma nominal | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa - Sujeito | - |
| Título: dc.title | Sujeito da enunciação e progressão tópica em resenhas acadêmicas | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: