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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Valente, Tamara da Silveira, 1953- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Consuelo de Almeida Vasques | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:44:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:44:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-03-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-03-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/41384 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/41384 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Tamara da Silveira Valente | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 27/03/2013 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : f. 98-101 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Tendo como objetivo conhecer aspectos da relação entre o professor e seu aluno psicótico (TGD) em processo de inclusão escolar circunscritos às atividades em sala de aula, essa pesquisa se propôs a investigar as percepções que esses professores têm sobre a maneira com a qual estabelecem suas relações com seus alunos psicóticos em processo de inclusão escolar. As bases teóricas que sustentam a discussão neste estudo advêm da interlocução da psicanálise e educação, trazendo principalmente cinco autores que contribuem para este estudo: Sigmund Freud, Jaques Lacan, Catherine Millot, Maria Cristina Kupfer e Leandro de Lajonquière. Os participantes da pesquisa foram professores regentes e professores de apoio educacional especializado- PAEE, da rede estadual de ensino de Curitiba, que atuam no processo de inclusão escolar de crianças psicóticas (TGD). Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas, observações em sala de aula e análise documental das anotações sobre o aluno, registradas em diários de classe e na ficha do aluno, sendo que deles surgiram cinco categorias: diagnóstico psicanalítico versus diagnóstico psiquiátrico, a "pouca" informação sobre o aluno psicótico em processo de inclusão escolar, entre os "ditos" sobre o aluno e os "feitos" na prática inclusiva, a relação do professor com seu aluno com TGD-psicose em processo de inclusão escolar e o professor de apoio educacional especializado - PAEE. Assim, o resultado deste estudo parece indicar que, quando o professor considera a singularidade de seu aluno com TGD-psicose, existe a possibilidade de se estabelecer uma relação professor-aluno com melhores chances de realizar uma inclusão efetiva nas escolas regulares. Palavras chave: inclusão escolar do aluno com TGD-psicose, relação professor- aluno com TGD-psicose, psicanálise e educação. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This study had the objective of knowing some aspects of the relation teacher-student with TGD-psychosis in process of school inclusion. More specifically, the aim was to investigate the speech and the actions the teacher takes to establish this relationship, restricted to classroom activities. The theoretical bases supporting the discussion of the study are related to the interface psychoanalysis and education, mainly the contributions of Sigmund Freud, Jacques Lacan, Catherine Millot, Maria Cristina Kupfer and Leandro de Lajonquière. The subjects of the research were regular classroom teachers and teachers with specialization in Special Education, being the data collected through semi-structured interviews, classroom observations and official scholar documents. From the data emerged five categories: psychoanalytical diagnostic versus x psychiatric diagnostic, the insufficient information on the TGDpsychotic student in school inclusion process, between the "sayings" about the TGDpsychotic student and the 'doings' of the inclusion practices, the teacher's relationship with his TGD-psychotic student in process of school inclusion, and the support teacher with specialization in Special Education. The result of the study indicates that, when the teacher considers the singularity of his TGD-psychotic student, it is possible to establish a teacher-student relationship with better chances of being effective in regular schools. Key-words: school inclusion of the TGD-psychotic student, teacher-TGD-psychotic student relationship, psychoanalysis and education. | - |
Formato: dc.format | 101 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | A relação do professor com seu aluno psicótico (TGD) em processo de inclusão escolar : a palavra e o ato | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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