
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Fogaça, Francisco Carlos, 1957- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
| Autor(es): dc.creator | Menezes, Ester Roos de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:11:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:11:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/41340 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/41340 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Dr. Francisco Carlos Fogaça | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 28/08/2015 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : f. 148-158 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente estudo, desenvolvido no Centro de Línguas e Interculturalidade da Universidade Federal do Paraná (Celin-UFPR), investigou as crenças manifestadas por três professoras de português como língua estrangeira (PLE) e dez alunos asiáticos e buscou detectar possíveis pontos de convergência e divergência entre elas. A fundamentação teórica desse trabalho é constituída de estudos sobre crenças (HORWITZ, 1985; WENDEN, 1986; KUMARAVADIVELU, 1991; BARCELOS, 2001, 2004, 2007) e de construtos relacionados, tais como: cultura e interculturalidade (GEERTZ, 1989; ERICKSON, 1987; MENDES, 2004), as culturas de ensinar e aprender (ERICKSON, 1987, ALMEIDA FILHO, 1993; BARCELOS, 1995) e cultura de aprender oriental e ocidental (HOFSTEDE, 1986; JIN; CORTAZZI, 1996; BIGGS, 2001; LITTLEWOOD, 2001). Essa pesquisa de caráter qualitativointerpretativista foi realizada sob os moldes da análise de conteúdo (GASKEL, 2002; BARDIN, 2011) e utilizou os seguintes instrumentos para a coleta dos registros: notas de campo geradas a partir de observações em sala de aula, questionários e entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelam que, em termos gerais, as crenças de professores e alunos se assemelham, quanto à natureza da aprendizagem, ao papel do professor e do aluno. No entanto, quando analisadas de forma mais detalhada puderam ser detectadas divergências, resultantes principalmente das diferenças nas culturas de ensinar e aprender desses indivíduos, entre as quais é possível ressaltar as percepções sobre a natureza do ensino/aprendizagem, sobre o contexto em que esses sujeitos estão inseridos, as atitudes dos professores de português, bem como as atitudes dos alunos asiáticos. Foram evidenciadas ainda dissonâncias nas crenças em relação à motivação, interação e ao ensino em imersão. A principal contribuição da pesquisa é proporcionar aos profissionais de ensino de PLE reflexão e conscientização a respeito das especificidades oriundas da heterogeneidade presente em um ambiente intercultural de ensino em imersão. Palavras-chave: Crenças. Cultura e interculturalidade. Cultura de ensinar e de aprender. PLE. Ensino em imersão | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The present study, developed at the Intercultural and Language Center of the Federal University of Paraná (Celin-UFPR), investigated the beliefs expressed by three teachers of Portuguese as a foreign language (PLE) and ten Asian students, and sought to detect possible points of convergence and divergence between them. The theoretical foundation of this work consists of studies on beliefs (HORWITZ, 1985; WENDEN, 1986; KUMARAVADIVELU, 1991; BARCELOS, 2001, 2004, 2007) and of related constructs, such as: culture and interculturality (GEERTZ, 1989; ERICKSON, 1987; MENDES, 2004), the cultures of teaching and learning (ERICKSON, 1987, ALMEIDA FILHO, 1993; BARCELOS, 1995) and Eastern and Western learning culture (HOFSTEDE, 1986; JIN; CORTAZZI, 1996; BIGGS, 2001; LITTLEWOOD, 2001). The qualitative interpretive research was performed under the model of content analysis (GASKEL, 2002; BARDIN, 2011) and used the following instruments for the collection of records: field notes generated from classroom observations, questionnaires and semi-structured interviews. The results show that, in general terms, the beliefs of teachers and students resemble, as to the nature of learning, the role of the teacher and the student. However, when analyzed in more detail, differences were detected, arising mainly from differences in the cultures of teaching and learning of these individuals, among which it is possible to emphasize the perceptions on the teaching/learning context in which these individuals are inserted, the attitudes of the Portuguese teachers, as well as the attitudes of the Asian students. There were also evidenced dissonances in the beliefs regarding motivation, interaction and immersion teaching. The main contribution of this research is to provide PLE teaching professionals reflection and awareness regarding the specifics from the heterogeneity present in an intercultural environment of immersion education. Keywords: Beliefs. Culture and interculturality. Teaching and learning culture. Portuguese as a foreign language. Immersion teaching. | - |
| Formato: dc.format | 176 f., algumas color. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lingua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lingua portuguesa - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Linguagem - Aprendizagem | - |
| Título: dc.title | Crenças de professores de PLE e alunos asiáticos do CELIN-UFPR | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: