O uso do Moodle para o ensino de língua japonesa básica Hiragana [Hiragana] e Katakana [Katakana] a alunos não-nikkei

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCamas, Núria Pons Vilardell-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorBuch, Vanessa Marcela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:13:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:13:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-02-15-
Data de envio: dc.date.issued2016-02-15-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/41271-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/41271-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Nuria Pons Vilardell Camas-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 03/07/2015-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : f. 87-92-
Descrição: dc.descriptionResumo: A pesquisa apresentada nesta dissertação aborda uma questão central: É possível ensinar, por meio de um ambiente virtual de aprendizagem estruturado na plataforma Moodle, nocões básicas da língua japonesa? Votou-se ao uso do Moodle para o ensino de língua japonesa hiragana ????e katakana ??? ?à alunos não-nikkei", foi aplicada num Colégio Técnico, na Cidade de União da Vitória - PR, com alunos não-nikkei ou não descendentes de japoneses. Nossa pesquisa possuiu como objetivo geral verificar as possibilidades do ensino e aprendizagem da língua japonesa estruturado na plataforma Moodle,online, disponibilizada no site: www.vmbidiomas.com.br. Para este fim, pesquisamos sobre o ensinar e o aprender a língua japonesa hajimemasho (? ?????)". Também trouxemos a abordagem comunicativa para o ensino de língua japonesa: A questão não verbal, utilizando Sourisseau (2003). A aprendizagem e o ensino a partir de uma perspectiva sociocultural focando em Vygotsky (1991) e (1998). A diversidade no ensino da língua japonesa como língua estrangeira, através principalmente de Morales (2008). O desafio posto nos objetivos da pesquisa exigiu a sistematização do trabalho investigativo, caracterizando-o como um trabalho de abordagem qualitativa, com o método da observação participante da professora-pesquisadora, embasado em Lüdke e André (2013) e Triviños (1987).De acordo com a análise final dos dados, disponiveis no fórum de dúvidas e atividades da plataforma Moodle, verificouse que os alunos de fato aprenderam de forma efetiva alguns conceitos básicos da língua japonesa bem como seus principais alfabetos hiragana e katakana, em um período de tempo de 24 dias, seguindo assim a teoria "língua japonesa por objetivos específicos" proposta por Kaiser (2013). Seguindo esta teoria nosso curso online de língua japonesa não possuía como objetivo principal a fluência na língua mas sim a decodificação por parte dos alunos de algumas estruturas básicas da mesma. Palavras - chave: Ensino de língua japonesa ; Moodle ; não-nikkei.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The research submitted essayaddresses a main question: It is possible to teach, by a virtual environment of learning organized on Moodle platform basic notions on Japanese language?If voted it on Moodle's usage for the teaching of Japanese hiragana ????and katakana ????for no-nikkei students".It was applied on Coltec's Technical School, belongs to the Uniuv's University Center, in the União da Vitória City - PR, with no-nikkei students or nojapanese descendant. Our research has as the aim goal verified the possibilities ofteaching and learning of Japanese language organized on Moodle's platform online, available on the site: www.vmbidiomas.com.br. To this end, we researched about teaching and learning Japanese Language hajimemasho (? ?????).We also bringthe communicative approach for the Japanese teaching: Nonverbal question, using Sourisseau (2003). The learning and teaching throught a social cultural perspective Vygotsky (1991) e (1998). The diversity of Japanese teaching as a foreign language, throught Morales (2008).The challenge of this research demanded an investigative work by Ludke ; Andre, (2013) and Triviños (1987). According to the final's datas available on the forun's doubts and activities of Moodle's platform we verified that the students really learned by effective's way some basic concepts Japanese language and the hiragana and katakana alphabets in 24 days, following the theory "Japanese for Specif Pourpose", of Kaiser (2013). Following this theory our online course of Japanese language doesn't possessed as a main goal the fluence but the decodification by the students of basic frames of Japanese language. Key - words: Japanese Language Teaching ; Moodle ; No- Nikkei.-
Formato: dc.format137 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Ensino - Aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectLingua japonesa - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Aprendizagem - Tecnologia educacional-
Título: dc.titleO uso do Moodle para o ensino de língua japonesa básica Hiragana [Hiragana] e Katakana [Katakana] a alunos não-nikkei-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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