Corpos, culturas e danças : dançando na escola por uma escola que dance

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Autor(es): dc.contributorChiesa, Paulo, 1960--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorMartins, Ricardo Marinelli-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:08:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:08:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-02-25-
Data de envio: dc.date.issued2016-02-25-
Data de envio: dc.date.issued2005-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/41247-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/41247-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Paulo Chiesa-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 11/03/2005-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : f. 105-109-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente investigação tem como norte tratar das possibilidades de inserção da arte de dançar na educação formal a partir da fruição artística. Neste sentido, o objeto do estudo se constrói a partir das relações entre algumas acepções de Dança contemporânea, ensino de Dança na Escola, Culturas - da escola, na escola e escolar -, arte e experiência estética, bem como de material empírico produzido a partir da observação de mostras de dança desenvolvidas em colégio da rede pública do estado do Paraná (BR). Se apresentam, então, como questões norteadoras para esta pesquisa as seguinte formulações: Quais são as principais representações do conceito de dança que podem ser percebidas no cotidiano escolar? Quais as principais alterações nessas representações a partir da presença da dança contemporânea no interior da escola? No que tange a conceituação da própria dança, de que natureza é a comunicação que se estabelece entre bailarinos - dançando - e espectadores da dança no espaço da escola? Em que medida tal comunicação contribui para a discussão do tratamento dado à pluralidade de culturas na educação formal? Entendendo, arte como expressão de sentimentos - e não transmissora de significados conceituais -, dança como poesia e pensamento e experiência estética como aquela em que nos distanciamos dos conceitos forjados pela linguagem, fundamenta-se uma educação que se dê a partir de fundamentos estéticos. Aponta-se a dança como conhecimento corporal que atravessa as práticas escolares. O material empírico - produzido a partir de questionamentos direcionados por escrito ao corpo docente, de desenhos recolhidos do corpo discente e de observação semi-estruturada do momento do evento - denota que poucas são as resistências da comunidade escolar com relação à dança. Finalmente, identificou-se o apreciar artístico como significativa válvula em que a comunidade escolar tem a possibilidade de entrar em contato com a beleza que existe naquilo que é plural, naquilo que não está obrigatoriamente cedendo aos modelos encarados como ideais. Palavras-chave: Experiência Estética e Educação; Dança na escola; Culturas e Escola.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This investigation aims to discuss means for inserting dance art in formal education, by using art fruition. The relationship between contemporary dance, dance teaching in schools, culture (of the school, inside the school, scholar), art, esthetic experience, as well as the empiric records produced after watching dance shows in a public school located in the State of Paraná, Brazil, are the object of this study. The guiding questions are: what are the main representations of the concept of dance inside daily school life? What are the main changes contemporary dance caused to such representations? What kind of communication happens between dancers and audience inside schools, concerning the concept of dance? Does such communication contribute in discussing the diversity of cultures inside schools? An education based on esthetic is constructed by understanding art as the expression of feelings (and not a way to spread conceptual meanings), dance as poetry and thinking, and esthetic experience as a way to stand aside from language-based concepts. This paper points out dance as a corporeal knowledge that exists throughout school practice. Questions answered by the teachers, drawings made by the students, and the observation of the event made it possible to conclude the school community showed up few resistances to dance. Finally, the artistic appreciation showed up to be a way to get in touch with the beauty of diversity, and not necessarily of idealistic models. Key-words: Esthetic experience and Education; Dance in schools; Cultures and School.-
Formato: dc.format118 f. : il. algumas color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleCorpos, culturas e danças : dançando na escola por uma escola que dance-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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