Entre lápis e pincéis : o ensino de desenho e pintura na Escola de Belas Artes e Indústrias do Paraná (1886-1917)

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Autor(es): dc.contributorOsinski, Dulce Regina Baggio, 1962--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorCadori, Sabrina Rosa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:11:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:11:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-02-12-
Data de envio: dc.date.issued2016-02-12-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/41134-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/41134-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Dulce Regina Baggio Osinski-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 28/09/2015-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : f. 266-276-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta pesquisa, intitulada Entre lápis e pincéis: o ensino de desenho e pintura na Escola de Belas Artes e Indústrias do Paraná (1886-1917) objetiva analisar o ensino de desenho e pintura no contexto curitibano a partir da criação da Aula de Desenho e Pintura, em 1886, por Antônio Mariano de Lima. Notadamente investiga os métodos de ensino utilizados nessa instituição durante o período em que se tornou Escola de Belas Artes e Indústrias do Paraná, nomenclatura mais difundida nas pesquisas, encerrando o recorte temporal quando a mesma sofre transformações institucionais significativas, tornando-se uma escola dirigida exclusivamente ao público feminino e recebendo o nome de Escola Profissional Feminina, em 1917. Esse estudo engloba a criação da escola, o período de permanência de seu fundador na direção da escola, que possui maior volume de fontes, culminando com início da atuação e permanência de sua ex-aluna e esposa Maria da Conceição Aguiar de Lima como diretora. Posteriormente, essa Instituição ainda recebeu outras nomenclaturas para atender às mudanças filosóficas, curriculares e políticas. Para a realização deste estudo foram necessárias pesquisas sobre a Curitiba do século XIX, conhecimento sobre as instituições do Rio de Janeiro que serviram de modelo para escola, as vertentes vigentes no Brasil, bem como, a análise de trabalhos de alunos e o reconhecimento neles de alguns métodos de ensino, identificando a contribuição dada para a história das artes plásticas e do ensino de arte na cidade, suas mudanças e permanências a partir de fotografias deste período que possibilitaram também a identificação da metodologia de artes e ofícios para a juventude. Para tanto, a operação historiográfica se debruçou sobre o cruzamento dos documentos apurados, entre eles: documentos oficiais, relatórios, periódicos, manuscritos, fotografias e obras de arte (pinturas, esculturas e gravuras) bem como na análise amparada por um estudo bibliográfico no âmbito das questões de cultura escolar a partir dos conceitos de Julia e Bittencourt e as reflexões de Goodson sobre currículo, pautando o diálogo com autores do ensino de arte, ensino de desenho e pintura, e da linha de história e historiografia da educação e autores que discutem a imagem enquanto representação como Joly e a compreensão de Souza sobre fotografia como objetos de estudo, entre outros. Ao longo da pesquisa pôde-se concluir que os métodos utilizados estavam em consonância com os procedimentos em voga no país, principalmente com as discussões europeias relacionadas ao ensino de desenho, que valorizavam as relações dessa linguagem como meio de preparação para o trabalho. Importa destacar também que a formação do currículo e o desmembramento do mesmo para o ensino da arte visavam a ampliação do universo cultural dos indivíduos, dentro de um ideário civilizatório de educação do povo por meio da arte. Palavras-chave: Ensino. Desenho e Pintura. Escola de Belas Artes e Indústrias. Paraná.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research, whose title is "Between pencil and paper: teaching drawing and painting at the Paraná School of Arts and Industries (1886-1917) is intended to analyse the activity of teaching design and painting in Curitiba from 1886 on, when Antônio Mariano Lima inaugurated the Class of Design and Painting. It investigates particularly the methods of teaching adopted by that institution during the period when the Class of Design and Painting became Paraná School of Arts and Industries. This new name prevails in the literature about the institution, determining the temporal period when it undergoes important institutional transformations and turns to be named Professional School for Women, in 1917. The present research encompasses the foundation of the school, the period when its founder inaugurated it and covers even the period when his ex-alumna and wife Maria da Conceição Aguiar de Lima takes his place at the management of the school. Later on, the institution should receive other names, in order to follow its own philosophical, didactical and political transformations. In order to conclude the present research it was required the study of the history of Curitiba during the XIX century, and also of the institutions at Rio de Janeiro which served as models for the School, of the different strands of thinking prevailing in Brazil, as much as the analysis of the works produced by students by identifying some methods of teaching used in these works. The aim of these studies and analysis is to identify the contribution of the School for the History of Visual Arts and for the teaching of arts in Curitiba, the changes and continuities it underwent. This analysis is based, on its turn, on the analysis of the photographies of that period, which made it possible also to identify the methodology of arts and crafts applied in teaching young students. In order to reach its results, the historiography was applied on the cross of official documents, as reports, journals, manuscripts, photographies and works of art (paintings, sculptures and illustrations) and also on a bibliographical study on school culture, by appealing to the concepts of Julia and Bittencourt, as much as to the thought of Goodson on curriculum, by dialoging with scholars who wrote about teaching arts, design and painting, and the line of History and Historiography of Education, and also with scholars who discuss image as representation, like Joly, and the convictions of Souza about photography as an object of study, among others. The research allowed the conclusion that the methods employed were in line with the procedures in vogue in country, especially the discussions related to design which had place in Europe and underlined the role of this language as a mean for preparing for the job Market. It is also important to emphasize that the managing of curricular grid, as much as its division in parts in view of the learning of arts aimed at extending the cultural horizon of individuals in the context of a civilizing ideal of education of people by means of Art. Keywords: Teaching. Design and Painting. School of Arts and Industries. Paraná.-
Formato: dc.format276 f. : . il., algumas color., retrs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Historiografia-
Palavras-chave: dc.subjectEscola de Belas Artes - Curitiba (PR) - História-
Palavras-chave: dc.subjectArtes - Estudo e ensino-
Título: dc.titleEntre lápis e pincéis : o ensino de desenho e pintura na Escola de Belas Artes e Indústrias do Paraná (1886-1917)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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