Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dalla Costa, Rosa Maria Cardoso | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Paula, Everton Luiz Renaud de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:42:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:42:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-02-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-02-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/41133 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/41133 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª. Drª. Rosa Maria Cardoso Dalla Costa | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 28/09/2015 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : f. 188-191 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho é um estudo de recepção de reportagens de telejornal em sala de aula sob a perspectiva da teoria das mediações, sustentada por Jesus Martins Barbero e Guillermo Orozco Gomez. Na esteira das teorias de Paulo Freire, a educação é compreendida como prática de liberdade, criadora de sentidos e possibilidades. Desenvolvida sob a perspectiva da pesquisa qualitativa e sustentada nas sistematizações de Michelle Lessard-Hérbert, Gabriel Goyette e Geráld Boutin, a investigação objetiva compreender e explicar o processo de recepção de reportagens de telejornal que ocorre em sala de aula entre alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, mediado pela ação institucional da escola e pela ação pedagógica do professor. O trabalho empírico foi realizado no contexto do projeto de comunicação e educação Televisando o Futuro, tendo como mediadores o professor e a escola. A principal questão que orienta a pesquisa é: "como os alunos recebem as reportagens do telejornal quando mediados pela escola e pelo professor? ". Dessa forma, a interface entre comunicação e educação se caracteriza como base epistemológica que permite conhecer o contexto e as características do emissor, das audiências e das mensagens. A análise da recepção que ocorre em sala de aula passa pela compreensão do processo mediador construído pela ação institucional da escola e pela ação pedagógica do professor. Nesta perspectiva, os estudantes são caracterizados como alunos-audiência e encontram-se condicionados individual e coletivamente aos processos adotados pela escola e pelo docente. Ainda assim, são receptores das reportagens do telejornal, contudo mais passivos do que ativos uma vez que a pela cultura escolar e cultura da escola é possível perceber que aos alunos é dada pouca possibilidade de escolha e influência no processo de exibição das reportagens e reinterpretação. Palavras-chave: estudo de recepção, telejornal em sala de aula, escola, televisão e educação. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research is a reception study of television news in the classroom from the perspective of the theory of mediations, supported by Jesus Martin Barbero and Guillermo Orozco Gomez. According to Paulo Freire theories, education is understood in this search as a practice of freedom, creator of meanings and possibilities. Developed from the perspective of qualitative and sustained on the research of Michelle Lessard-Herbert, Gabriel Goyette and Gerald Boutin, the objective is to understand and explain the reception process of television news that occurs in the classroom with students of 4th year of fundamentally education, mediated by institutional action of the school and the teacher's pedagogic action. The empirical work was carried out in the context of communication and education project called Televisando o Futuro, with the mediators of the teacher and the school. The main question guiding the research is: "how students receive television news reports when mediated by the school and the teacher? ". Thus, the interface between communication and education is characterized as an epistemological basis for knowing the context, the characteristics of audiences, the characteristics of the editor and the messages. The reception analysis that occurs in the classroom involves the understanding of the mediating process built by institutional action of the school and the teacher's pedagogic action. In this perspective, students are characterized as student-audience and are conditioned individually and collectively to the processes adopted by the school and by the teacher. Still, they are audiences of television news, but more passive than active since the scholar culture and the culture of the school is possible to see that students are given little choice possibilities and influence in the reception process. Keywords: reception studies, television news in the classroom, school, television and education. | - |
Formato: dc.format | 330 f. : il. algumas color. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Mídia e escola : um estudo de recepção de reportagens de telejornal em sala de aula | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: