Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Francisco, Rodrigo Eduardo Botelho | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | - |
Autor(es): dc.creator | Miranda, Karoline Faria de, 1993- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:52:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:52:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-06-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-06-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/41091 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/41091 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Rodrigo Eduardo Botelho Francisco | - |
Descrição: dc.description | Monografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este estudo tem caráter exploratório, descritivo e qualitativo voltado para a área de ergonomia da informação nas cartilhas informativas distribuídas nas Unidades de Sáude de Curitiba para surdos não oralizados e tem por principal objetivo verificar se esses usuários possuem ou não dificuldades no entendimento desses materiais. Para constatar a hipótese levantada por esta pesquisa que é de que estes materiais não atendem aos surdos não oralizados, foi feito um levantamento bibliográfico discorrendo sobre cultura e processo de leitura dos surdos, o design e a ergonomia da informação bem como outros temas que servissem de apoio para análise de dados. Os dados coletados envolvem três cartilhas informativas, que posteriormente foram analisadas em grupo focal composto por seis surdos. Os resultados obtidos a partir da observação do grupo focal, foram utilizados para discorrer sobre os critérios considerados em quadro síntese de análise de leitura ergonômica. Diante conclusão do estudo foi possível concluir que as cartilhas informativas do Sistema Único de Saúde de Curitiba atendem parcialmente os surdos não oralizados | - |
Formato: dc.format | 55 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gerenciamento da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surdos - Meios de comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surdos - Cartilhas - Sistema Único de Saúde (Brasil) | - |
Título: dc.title | A ergonomia da informação nas cartilhas informativas disponibilizadas nas unidades do Sistema Unico de Saúde de Curitiba para surdos não oralizados | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: