A fotografia como representação do conhecimento didático : uma abordagem semiótica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFrancisco, Rodrigo Eduardo Botelho-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação-
Autor(es): dc.creatorCravo, Giovanna Moreira, 1994--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:17:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:17:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-06-08-
Data de envio: dc.date.issued2017-06-08-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/41089-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/41089-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Rodrigo Eduardo Botelho-Francisco-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente estudo tem como objetivo geral analisar como o conhecimento didático esta sendo representado por meio da fotografia em livro didático do ensino fundamental das séries iniciais. Para isso utilizou-se como objeto de pesquisa o livro Projeto Coopera a ser utilizado no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do Ministério da Educação (MEC) em 2016. As análises contaram com o aporte teórico da semiótica e da fotografia, utilizando-se procedimentos metodológicos de pesquisa documental descritiva exploratória e da análise semiótica. Como resultado comprovou-se a hipótese da pesquisa de que fotografias contidas nos livros didáticos estão sendo utilizadas de forma meramente ilustrativa, sem referenciar o contexto didático que acompanha as imagens. Por fim, infere-se que representar o conhecimento por meio da fotografia para estudantes deve ser feita de maneira adequada, se possível, por meio de um cuidado na representação do conteúdo de modo a levar em consideração análises críticas, como, por exemplo, as que provenham da Semiótica-
Formato: dc.format71 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectSemiotica - Analise-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentação do conhecimento (Teoria da informação)-
Palavras-chave: dc.subjectFotografia-
Título: dc.titleA fotografia como representação do conhecimento didático : uma abordagem semiótica-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.