Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Francisco, Rodrigo Eduardo Botelho | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | - |
Autor(es): dc.creator | Cravo, Giovanna Moreira, 1994- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:17:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:17:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-06-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-06-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/41089 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/41089 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Rodrigo Eduardo Botelho-Francisco | - |
Descrição: dc.description | Monografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente estudo tem como objetivo geral analisar como o conhecimento didático esta sendo representado por meio da fotografia em livro didático do ensino fundamental das séries iniciais. Para isso utilizou-se como objeto de pesquisa o livro Projeto Coopera a ser utilizado no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do Ministério da Educação (MEC) em 2016. As análises contaram com o aporte teórico da semiótica e da fotografia, utilizando-se procedimentos metodológicos de pesquisa documental descritiva exploratória e da análise semiótica. Como resultado comprovou-se a hipótese da pesquisa de que fotografias contidas nos livros didáticos estão sendo utilizadas de forma meramente ilustrativa, sem referenciar o contexto didático que acompanha as imagens. Por fim, infere-se que representar o conhecimento por meio da fotografia para estudantes deve ser feita de maneira adequada, se possível, por meio de um cuidado na representação do conteúdo de modo a levar em consideração análises críticas, como, por exemplo, as que provenham da Semiótica | - |
Formato: dc.format | 71 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semiotica - Analise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representação do conhecimento (Teoria da informação) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fotografia | - |
Título: dc.title | A fotografia como representação do conhecimento didático : uma abordagem semiótica | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: