Análise de ferramentas de mineração de opinião para aplicação em redes sociais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTsunoda, Denise Fukumi, 1972--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação-
Autor(es): dc.creatorBerlim, Jéssica Bonafini, 1992--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:09:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:09:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-06-08-
Data de envio: dc.date.issued2017-06-08-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/41078-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/41078-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Denise Fukumi Tsunoda-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação-
Descrição: dc.descriptionResumo: A mineração de opinião também conhecida como análise de sentimentos é uma área em constante evolução responsável por analisar opiniões sobre uma determinada entidade, serviço ou produto. Este trabalho propõe-se a criar um protocolo para comparar diferentes ferramentas que realizam a mineração de opinião nas redes sociais. De caráter exploratório o trabalho foi realizado em algumas etapas. Primeiramente foram concebidas duas bases de dados para realizar os testes nas ferramentas, uma em português e outra em inglês. Em algumas ferramentas não foi necessário utilizar as bases de dados criadas pois as mesmas já possuíam suas bases próprias. Com base na literatura de apoio foi concebido o protocolo comparativo, validado em um pré-teste em uma das ferramentas selecionadas. Em sequência à validação foram estudas, testadas e selecionadas seis ferramentas que posteriormente foram comparadas junto ao protocolo desenvolvido. Por meio da comparação e das análises foi possível identificar que a ferramenta Seekr destacou-se perante as outras, principalmente por disponibilizar a análise em diversas redes sociais em tempo real e por permitir que a classificação da opinião seja realizada com o apoio de um analista. Por fim este trabalho julga de extrema importância que o estudo sobre a mineração de opinião tenha continuidade, uma vez que este assunto configura-se como uma potencial área de trabalho ao profissional de gestão da informação-
Formato: dc.format146 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectOpinião publica - Pesquisa-
Palavras-chave: dc.subjectRedes sociais on-line-
Título: dc.titleAnálise de ferramentas de mineração de opinião para aplicação em redes sociais-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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