Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Tsunoda, Denise Fukumi, 1972- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | - |
Autor(es): dc.creator | Berlim, Jéssica Bonafini | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:27:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:27:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/41078 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/41078 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Denise Fukumi Tsunoda | - |
Descrição: dc.description | Monografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A mineração de opinião também conhecida como análise de sentimentos é uma área em constante evolução responsável por analisar opiniões sobre uma determinada entidade, serviço ou produto. Este trabalho propõe-se a criar um protocolo para comparar diferentes ferramentas que realizam a mineração de opinião nas redes sociais. De caráter exploratório o trabalho foi realizado em algumas etapas. Primeiramente foram concebidas duas bases de dados para realizar os testes nas ferramentas, uma em português e outra em inglês. Em algumas ferramentas não foi necessário utilizar as bases de dados criadas pois as mesmas já possuíam suas bases próprias. Com base na literatura de apoio foi concebido o protocolo comparativo, validado em um pré-teste em uma das ferramentas selecionadas. Em sequência à validação foram estudas, testadas e selecionadas seis ferramentas que posteriormente foram comparadas junto ao protocolo desenvolvido. Por meio da comparação e das análises foi possível identificar que a ferramenta Seekr destacou-se perante as outras, principalmente por disponibilizar a análise em diversas redes sociais em tempo real e por permitir que a classificação da opinião seja realizada com o apoio de um analista. Por fim este trabalho julga de extrema importância que o estudo sobre a mineração de opinião tenha continuidade, uma vez que este assunto configura-se como uma potencial área de trabalho ao profissional de gestão da informação | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Opinião publica - Pesquisa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes sociais on-line | - |
Título: dc.title | Análise de ferramentas de mineração de opinião para aplicação em redes sociais | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: