Mecanismos de solução dos problemas de comunicação interna em um escritório de advocacia : um estudo de caso

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBeuren, Ilse Maria-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Controladoria-
Autor(es): dc.creatorYagnycz, Lauro Tiago Simões-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:10:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:10:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-26-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-26-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/41055-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/41055-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Ilse Maria Beuren-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Controladoria-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este estudo objetiva identificar mecanismos de solução dos problemas de comunicação interna em um escritório de advocacia. Para tal realizou-se pesquisa de caráter exploratório com abordagem qualitativa do problema, por meio de um estudo de caso em um escritório de advocacia estabelecido na cidade de Curitiba–PR, especializado em direito bancário em defesa das instituições financeiras. A equipe é composta de dois sócios/proprietários e está alocada em duas plantas distintas. A primeira, prestadora de serviços para o Banco Central do Brasil (BACEN), como administradores da carteira jurídica de um banco em liquidação extrajudicial, atuando em todo Brasil. A segunda planta, é prestadora de serviços para um dos cinco maiores bancos privados do Brasil, atuando na condução dos processos judiciais no estado do Paraná. O instrumento de pesquisa utilizado na coleta dos dados em campo consistiu de um roteiro de entrevista, aplicado a quatro gestores da referida empresa. Além do levantamento bibliográfico sobre o tema e as entrevistas com gestores da empresa, utilizou-se a observação do pesquisador sobre as práticas gerenciais adotadas na empresa. Na análise dos dados, de acordo com o objetivo do estudo, realizou-se análise de conteúdo das entrevistas e os outros dois meios apontados foram utilizados para fins de triangulação dos dados. Os resultados do estudo mostraram a importância e a necessidade da utilização de instrumentos de controle gerencial em uma empresa de serviços advocatícios e como a adequação desses controles a esse tipo de empresa pode ajudar a tornar o exercício da advocacia mais produtivo, além de diminuir riscos, tanto para o escritório como para o cliente. Conclui-se com essa pesquisa que uma empresa de serviços advocatícios pode se adequar para a utilização dos instrumentos de controle de gestão e operá-los de acordo com as suas necessidades-
Formato: dc.format40 p. : il. , tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectSolução de problemas-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação empresarial-
Palavras-chave: dc.subjectEscritórios de advocacia-
Título: dc.titleMecanismos de solução dos problemas de comunicação interna em um escritório de advocacia : um estudo de caso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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