Oralidade, leitura e escrita no domínio do sistema da escrita alfabética

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBranco, Veronica, 1947--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Parana. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino-
Autor(es): dc.creatorPereira, Amanda Tracz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:51:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:51:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-02-16-
Data de envio: dc.date.issued2016-02-16-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/41024-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/41024-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Veronica Branco-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação : Teoria e Prática de Ensino. Defesa: Curitiba, 20/07/2015-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : f. 127-130-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este estudo relata pesquisa-ação realizada com alunos da rede municipal de Curitiba. O trabalho considerou os estudos voltados à alfabetização com embasamento teórico nas áreas da Psicologia da Educação e da Línguística. Os principais teóricos utilizados foram: Ferreiro (2001), Ferreiro e Teberosky (1999), Teberosky (1995), Teberosky e Colomer (2003) Halliday (1998), Morais (2012), Cagliari (1994; 1998). O principal objetivo foi estudar os níveis de escrita dos alunos de uma turma de 1º ano de ensino fundamental em aplicação de atividades sequenciadas de oralidade, leitura e escrita. Realizou-se uma microanálise das condições iniciais dos alunos, bem como um acompanhamento da evolução dos níveis de conhecimento após a intervenção. O trabalho apresenta, também, análises das atividades propostas as quais podem auxiliar professores alfabetizadores na escolha de metodologias e no acompanhamento dos avanços dos alunos no processo de aquisição do sistema de escrita alfabética. Palavras-chave: Alfabetização. Oralidade. Leitura e Escrita.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This study reports an action-research conducted with students from public elementary schools of Curitiba. The studies about literacy with theoretical background in the fiels of Educational Psychology and Linguistics were considered in this research. The main theoretical references are: Ferreiro (2001), Ferreiro and Teberosky (1999), Teberosky (1995), Teberosky and Colomer (2003) Halliday (1998), Morais (2012), Cagliari (1994; 1998). The action-research main goal was to study the levels of writing of first grade students from Primary Education during the application of orality, reading and writing sequenced activities. A microanalysis of the initial conditions of the students was held, as well as monitoring the improvement in levels of knowledge after the intervention. It also presents analysis of proposed activities that can help literacy teachers in the process of choosing methodologies and in monitoring the progress of students in the alphabetic writing system process acquisition. Keywords: Literacy; Orality; Reading and Writing-
Formato: dc.format146 f. : tabs., algumas color., grafs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleOralidade, leitura e escrita no domínio do sistema da escrita alfabética-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.