Cultura histórica e cultura escolar : diálogos entre a iconografia pictórica histórica e o ensino de história

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSchmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorVieira, Jucilmara Luiza Loos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T22:57:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T22:57:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-02-11-
Data de envio: dc.date.issued2016-02-11-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/41013-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/41013-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 01/10/2015-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : f. 171-180-
Descrição: dc.descriptionResumo: A pesquisa relaciona-se a Iconografia pictórica histórica e o diálogo entre duas formas de produção de conhecimento: acadêmica e escolar. O referencial da pesquisa encontra-se (RÜSEN,1992, 1994, 2009, 2010, 2012); (SCHMIDT, 2002, 2009); (BARCA, 2004);(LE GOOF, 2003); (BURKE, 1992, 2004) ; (MAUAD , 1996) (SALIBA,1999); (COOPER, 2012), (ASHBY, 2006). A partir do conceito de cultura histórica e as dimensões da cultura histórica em Rüsen, conceito de evidência histórica em Ashby e Cooper, construiu-se a definição de Iconografia Pictórica Histórica. Para compreensão dos termos manual didático e livro didático utilizou-se (CHOPPIN,2002), (FONSECA; JÚNIOR, 2011) (CUESTA FERNANDEZ,1998). Sendo pesquisa qualitativa, baseou-se em (LESSARD-HÉBERT; GOYETTE; BOUTIN, 2005). Utilizou-se de análise documental a partir de (PIMENTEL, 2001; ALMEIDA, GUINDANI, 2009). O campo empírico foi a coleta de dados nas produções acadêmicas do ano de 1961 a 2013 nas bases de dados: banco de teses e dissertações Capes. Revistas acadêmicas: Revista Brasileira de Educação, Revista Brasileira de História, Revista Educar em Revista, Revista eletrônica História Hoje, Revista História & Ensino-UEL, REDUH- Revista de Educação Histórica e anais de encontros de congressos: Anais da ANPED, Anais da ANPUH, Anais do ENPEH e Anais do Perspectivas e produções escolares, nas dezenove coleções do livro didático do PNLD 2015, do manual do professor. A metodologia de análise dos dados foi a perspectiva da Grounded Theory, (STRAUSS E CORBIN,1990) e (FLICK, 2004). Os resultados indicam que a Iconografia pictórica Histórica é vista como ilustração, recurso e fonte e para o ensino e aprendizagem histórica ela deve ser vista como fonte enquanto evidência. Foi possível a sistematização de metodologia para o ensino e aprendizagem histórica a partir dos alguns elementos e categorias que devem ser seguidas para a utilização da Iconografia Pictórica Histórica: Alfabetização e Didatização Pictórica Histórica, Temporalidade imagética, Simbolização Pictórica Histórica e Subjetividade Pictórica Histórica. Palavras-chaves: Produção acadêmica. Produção escolar. Ensino e aprendizagem histórica. Iconografia Pictórica Histórica.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The research relates to the historical pictorial iconography and dialogue between two forms of knowledge production: academic and school. The research framework is in(RÜSEN,1992, 1994, 2009, 2010, 2012); (SCHMIDT, 2002, 2009); (BARCA, 2004);(LE GOOF, 2003); (BURKE, 1992, 2004) ; (MAUAD , 1996) (SALIBA,1999); (COOPER,2012),(ASHBY,2006). From the concept of historical culture and the dimensions of historical culture in Rüsen concept of historical evidence in Ashby and Cooper, built up the definition of Iconography Historical Pictorial. To understand the teaching manual terms and textbook was used (Choppin, 2002), (FONSECA, JR, 2011) (CUESTA FERNANDEZ, 1998). And qualitative research was based on (LESSARD-Hébert;Goyette;BOUTIN,2005). Document analysis was made from(PIMENTEL,2001;ALMEIDA,GUINDANI,2009). The empirical field was the collection of data on academic productions of the year 1961-2013 in the databases: Bank of theses and dissertations Capes. Academic magazines: magazine Brazilian Education, Journal of History, Educate magazine in magazine, electronic magazine History Today, Magazine story and teaching, REDUH- Journal of Historic Education, annals congress meetings,annals the ANPED, annals the ANPUH,annals the ENPEH, annals of Perspectives and school productions , in nineteen collections of textbooks PNLD 2015, the teacher's manual. The data analysis methodology was the prospect of Grounded Theory, (STRAUSS and CORBIN,1990) and (FLICK, 2004). The results indicate that Iconografia Historical pictorial is seen as an illustration, resource and source and for teaching and historical learning from some elements and categories that must be followed for using the Pictorial Historical Iconography: Literacy and Historical didactization Pictorial, temporality imagery, Symbolization Historical Pictorial, Subjectivity Historical and Pictorial. Keywords: Academic production. School production. Teaching and learning historic. Historical Pictorial Iconography.-
Formato: dc.format180 f. : tabs., grafs., algumas color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - História-
Palavras-chave: dc.subjectIconografia-
Palavras-chave: dc.subjectDidatica - Estudo e ensino-
Título: dc.titleCultura histórica e cultura escolar : diálogos entre a iconografia pictórica histórica e o ensino de história-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.