O encantamento pela docência na educação infantil : um estudo com acadêmicos de educação física do PIBID/Capes-UFPR

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Autor(es): dc.contributorGaranhani, Marynelma Camargo, 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorCamargo, Michaela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:15:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:15:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-02-11-
Data de envio: dc.date.issued2016-02-11-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/40997-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/40997-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Marynelma Camargo Garanhani-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 14/08/2015-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : f. 188-194-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente pesquisa identificou e analisou elementos que mobilizam na formação inicial dos acadêmicos, participantes do PIBID/CAPES-UFPR (2012-2014), o encantamento pela docência na Educação Infantil. A construção do conceito de encantamento foi inspirada nos estudos de Charlot (2000) com contribuições de Assmann (2003); Gentili e Alencar (2012) e Day (2006). O entendimento da especificidade docente exigida na escola da criança pequena se pautou nos estudos de Cerisara (1999, 2002a, 2002b); Oliveira-Formosinho (2002); Formosinho (2002) e Kishimoto (2002). As discussões sobre a formação inicial de professores de Educação Física foram construídas a partir dos estudos de Figueiredo (2004, 2008, 2010); Gomes (2012); Terra (2010) e Silva, Caparroz, Almeida (2011). Sobre a especificidade da Educação Física na Educação Infantil os estudos de: Ayoub (2001); Garanhani (2002, 2004, 2008); Garanhani e Nadolny (2010) e Sayão (2000, 2008). A produção dos dados se deu por meio dos seguintes instrumentos/ procedimentos de pesquisa: observação participante, entrevista semiestruturada, roda de conversa e pergunta pedagógica. As falas dos acadêmicos, participantes do "Projeto de Formação Educamovimento: saberes e práticas na Educação Infantil", revelaram que o encantamento pela docência na escola da criança pequena foi mobilizado pelos seguintes elementos: experiências sociocorporais na docência com a criança pequena; relações identitárias que constroem a identidade professor de Educação Infantil; e interações significativas que levam ao interesse de ser professor da criança pequena. Assim, conclui-se: as experiências sociocorporais aproximam os acadêmicos com os saberes da escola da criança pequena, implicam em mediação por parte das universidades e das instituições educativas e possibilitam o encontro entre os sujeitos: acadêmicos e crianças pequenas, acadêmicos e professoras; as relações identitárias, construídas na formação com a criança pequena, promovem a compreensão do sentido da docência na Educação Infantil, mobilizam o desejo e investimento pessoal nos saberes da criança pequena e promovem a construção da identidade de professor de Educação Física da Educação Infantil; as interações significativas dão sentido a relação teoria e prática e mobilizam os acadêmicos a desejarem aprender com as crianças, além de promoverem a tomada de consciência sobre a responsabilidade docente a partir da valorização e reconhecimento profissional. Em tese a tríade: desejo - sentido - investimento pessoal; proporcionada pelo coMtato com a Educação Infantil na formação inicial dos futuros professores, podem levar ao encantamento pela docência e a tomada de consciência do que é ser professor de criança. Palavras chaves: Encantamento; Formação Inicial de Professores; Educação Física; Educação Infantil.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research has identified and analyzed elements that assemble the enchantment of teaching in early childhood education in the initial training of academics, these being participants of the PIBID / CAPES-UFPR (2012-2014). The construction of the concept of enchantment was inspired by studies of Chariot (2000) with contributions from Assmann (2003), Gentili and Alencar (2012), and Day (2006). The understanding of teaching specificities required with little children and their school environment was based on studies of Cerisara (1999, 2002a, 2002b), Oliveira- Formosinho (2002), Formosinho (2002), and Kishimoto (2002).Discussions on initial formation of Physical Education teachers were built on the studies of Figueiredo (2004, 2008, 2010); Gomes (2012); Terra (2010), and Silva, Caparroz, Almeida (2011). Furthermore, the specificity of Physical Education in early childhood education studies were based on: Ayoub (2001); Garanhani (2002, 2004, 2008); Garanhani and Nadolny (2010) and Sayão (2000, 2008). Data production was accomplished through the following instruments/research procedures: participant observation, se mi-structured interviews, focus groups and pedagogical questions.The speech of the academics - who were all participants of the project called "Projeto de Formação Educamovimento: saberes e práticas na Eudcação infantil" - revealed that the enchantment derived from teaching little children at school has been mobilized by the following elements: socio corporal experiences in teaching little children; identity relations composing the teacher's identity of early childhood education; and significant interactions that lead to the interest of teaching little children.Thus, the conclusion is that: the socio corporal experiences approximate academics to the knowledge of early childhood education, involve the mediation of the universities and educational institutions and finally allow the encounter between subjects: academics and young children, scholars and teachers; the identity relationships built in the formation with the small children, promote the understanding of the meaning of teaching in early childhood schools, mobilizing the desire and personal investment about the little children's knowledge and promote the construction of the Physical Education teacher's identity in Early Childhood Education. Significant interactions give meaning to the relationships between theory and practice, mobilizing the desire of the academics in learning with the children, as well as promoting awareness of the responsibility in teaching understood from professional valorization and recognition. In theory the triad: desire - meaning - personal investment; provided by the coMtato with early childhood education in the initial training of future teachers, can lead to enchantment for teaching and the awareness of being a child's teacher. Key words: Enchantment; Initial Teacher Training; Physical Education; Early Childhood Education.-
Formato: dc.format196 f. : il algumas color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleO encantamento pela docência na educação infantil : um estudo com acadêmicos de educação física do PIBID/Capes-UFPR-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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