O arquivo está "morto"? : legislação e memórias de arquivar em Escolas Municipais de Curitiba (1963-1993)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Nádia Gaiofatto-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorColere, Sibeli-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:22:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:22:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-02-12-
Data de envio: dc.date.issued2016-02-12-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/40971-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/40971-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Nadia Gaiofatto Gonçalves-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 03/09/2015-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : f. 147-162-
Descrição: dc.descriptionResumo: O objetivo desta pesquisa foi a observação e investigação de práticas acerca da guarda e preservação dos arquivos ou documentos no cotidiano de escolas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba entre 1963 e 1993, bem como de respectiva legislação. A todo momento são produzidas documentações das mais variadas espécies no cotidiano escolar, mas estas são tratados como meros registros, esquecendo-se sobretudo daqueles mais antigos, e ainda sem se atentar para sua importância na história do estabelecimento e do próprio registro. Isto porque, muitas vezes, esses registros não são percebidos como documentos históricos pela Equipe Escolar. Pretende-se então identificar e problematizar quais foram as práticas desenvolvidas em escolas da rede municipal, observando-se a guarda e preservação desses documentos. Ao trazer as práticas como objeto teórico, em Michel de Certeau, busca-se encontrar os meios para "distinguir maneiras de fazer", quais táticas se fizeram presentes nas normas e nos atos de guarda. Traçando o caminho da pesquisa, diversas especificidades orientaram sua construção: investigação das leis e decretos que estrategicamente normatizaram a conservação documental, particularmente quanto às escolas municipais e seus documentos; problematização de como ocorreu tal organização no espaço escolar; identificação dos indivíduos que se ocuparam desta tarefa com a discussão de uma possível cultura escolar, na concepção de Dominique Julia, no âmbito da administração, sobre a conservação e guarda desses acervos e/ou documentos. Da análise e atuação junto aos objetivos propostos nesta pesquisa, as fontes consultadas foram a legislação brasileira e a do Paraná, bem como portarias e normativas relativas a documentos escolares disponíveis no Arquivo Geral da Secretaria Municipal de Educação e nas próprias escolas. Também foram utilizados depoimentos orais de secretários que revelaram, por meio da memória, como sendo estes registros a "representação do mundo social". Conforme Roger Chartier, certamente foram as experiências particulares que os motivaram à organização e à guarda de registros escolares administrativos, regulamentados ou não. Como principais resultados, depreende-se que houve a busca pela Rede Municipal em afirmar-se com normativas referentes aos documentos de escolas municipais, por vezes apontando normativas estaduais ou ainda criando os seus próprios mecanismos de conservação, com cursos ou manuais como estratégias de uma padronização da documentação e dos procedimentos a ela relacionados. De outro lado, observou-se a prática dos secretários escolares que, por meio de experiências particulares ou convivência com outros secretários, organizaram este espaço de forma específica, às vezes observando certas normativas, às vezes ambientando-se na sua rotina e no espaço da secretaria escolar. Palavras-chave: arquivos escolares; práticas de arquivos; cultura escolar; memórias; rede municipal de ensino de Curitiba.-
Descrição: dc.descriptionResumen: El objetivo de esta investigación fue la observación y la investigación de las prácticas relativas a la custodia y preservación de los archivos o documentos en la vida cotidiana de las escuelas municipales de la ciudad de Curitiba entre 1963 y 1993, así como de la legislación pertinente. Todo el tiempo son documentación producida de las especies más variadas en la escuela, pero son tratados como meros registros, esquejando sobre todo los más viejos y no todavía intente su importancia en la historia del establecimiento y el propio registro. Esto es porque, a menudo, estos registros no se perciben como documentos históricos para el equipo de la escuela. El objetivo es identificar y discutir cuáles eran las prácticas desarrolladas en las escuelas de la ciudad, observando a proteger y conservar estos documentos. Para hacer las prácticas como objeto teórico, Michel de Certeau, el objetivo es encontrar los medios para "distinguir formas de hacer", que estaban presentes en tácticas y normas de actos de guardia. Trazando el camino de la investigación, varias especificidades guiada por su construcción: investigación de las leyes y decretos que autores documentan conservación estratégica, especialmente en las escuelas municipales y sus documentos; cuestionar cómo la organización se ha producido en el espacio de la escuela; identificación de las personas que ocupan esta tarea con la discusión de una posible cultura de la escuela, en el diseño de Dominique Julia, dentro de la administración, sobre la conservación y guarda estas participaciones o documentos. El análisis y el rendimiento con los objetivos propuestos en esta investigación, las fuentes consultadas fueron la legislación brasileña y del Paraná, así como ordenanzas y reglamentos relativos a la escuela los documentos disponibles en el archivo General de las escuelas municipales de Educación. También fueron usadas declaraciones de secretarios que han revelado, a través de la memoria, como los registros de la "representación del mundo social". Como Roger Chartier, fueron sin duda las experiencias privadas que motivaron la organización y de la guardia registros administrativos, regulados o no. Principales resultados, parece que hubo una búsqueda de rede municipal con las normas relativas a los documentos de las escuelas municipales, apuntando a veces normas estatales o incluso la creación de sus propios mecanismos de conservación, con cursos o manuales como estrategias de estandarización de la documentación y procedimientos relacionados con ella. Por otro lado, se observó que la práctica de secretarios de escuela, a través de experiencias particulares o convivencia con otros secretarios, organizó esta forma específica, a veces observando ciertas regulaciones, ajuste a veces en su rutina y dentro de la secretaría de la escuela. Palabras clave: archivos escuela; prácticas de archivos; cultura de la escuela; memoria; escuelas municipales de la Curitiba.-
Formato: dc.format191 f. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleO arquivo está "morto"? : legislação e memórias de arquivar em Escolas Municipais de Curitiba (1963-1993)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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