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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Gabardo, Cleusa Valério, 1948- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Miranda, Thiago de Carvalho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:22:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:22:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-02-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-02-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/40965 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/40965 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Cleusa Valério Gabardo | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 30/03/2015 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : f. 183-187 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Neste trabalho levantamos possibilidades de avaliar os usos da canção popular em sala de aula por professores de história. Canção popular é produto e processo da indústria fonográfica cultural, faz parte da vida prática cotidiana, se faz presente na vida prática escolar e é um dos elementos significativos na constituição das múltiplas culturas e identidades juvenis (AZAMBUJA, 2013). Tendo como referencial o pensamento de Jörn Rüsen, propõe-se pensar a respeito da utilização da canção em sala como fonte histórica, através das falas de 13 professores, compreendendo os procedimentos fundamentais do pensamento e conhecimento histórico. Utilizando o conceito de experiência de E. P. Thompson é que inserimos a vida prática dos professores e dos alunos no movimento de produção do conhecimento. A pesquisa centra-se na concepção de práxis de Karel Kosik, dialogando com a perspectiva de cultura de Raymond Williams. Buscamos referendar o estatuto de professor intelectual através de Oliveira (2012), buscando subsídios em Antonio Gramsci, para daí investigar as ideias e significados que os professores têm do uso da fonte-canção em sala de aula. Esta investigação pretende trazer contribuições à formação de professores de história, respaldada pelos aspectos elementares que levam o pensamento histórico a se tornar científico, à luz da matriz disciplinar de Rüsen. Através do conceito de formação histórica e aprendizagem histórica (RÜSEN, 2010, 2010a, 2010b, 2010c, 2012) e da didática da história, alçamos à problemática de investigar pressupostos práticos e teóricos da formação de professores de história, norteados pela ciência da história. palavras-chave: consciência histórica, canção popular, experiência, fonte-canção, história, práxis. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: In this work we raise possibilities to evaluate the uses of popular music in the classroom by history teachers. Popular song is the product and process of the music industry, part of everyday practical life, present in the school everyday life and is one of the significant elements in the constitution of multiple cultures and youth identities (AZAMBUJA, 2013). Referring to the thought of Jörn Rüsen, we propose to think about the use of the music in classroo as a historical source, through the speech of 13 teachers, including the fundamental procedures of thought and historical knowledge. Using E.P. Thompson's concept of experience we insert the practical life of teachers and students in the knowledge production movement. The research focuses on the Karel Kosik's conception of practice, dialoguing with Raymond Williams culture perspective. We seek to ratify the intellectual teacher status through Oliveira (2012), seeking subsidies in Antonio Gramsci,and then we investigate the ideas and meanings that teachers have in the use of music as a source in the classroom. This research aims to bring contributions to the training of history teachers, supported by elementary aspects that carry historical thinking to become scientific, in the light of Rusen's disciplinary matrix. Through the concept of historical formation and historical learning (Rüsen, 2010, 2010a, 2010b, 2010c, 2012) and historical education, we intent to bring as a problematic to investigate practical and theoretical assumptions of the formation of history teachers, guided by the science of history. Key words: historical consciousness, popular song, experience, song-source, history, práxis. | - |
Formato: dc.format | 190 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | A formação histórica e a canção popular : o professor intelectual no exercício de sua função e a relação dialética entre a práxis cultural de alunos e a ciência da história | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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