Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pimentel, Andrey Ricardo, 1965- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática | - |
Autor(es): dc.creator | Shimizu, Rose Yuri | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:21:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:21:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-02-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-02-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/40963 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/40963 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Dr. Andrey Ricardo Pimentel | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa: Curitiba, 23/10/2015 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : f. 64-68 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O processo cognitivo é uma atividade que envolve vários componentes na aquisição, organização e uso da informação. A aprendizagem é uma tarefa imprecisa uma vez que o processo cognitivo envolve fatores internos dos seres humanos, como o estado afetivo e motivacional. Neste trabalho foi desenvolvido um modelo para a inferência das probabilidades das causas dos sucessos (acertos) ou fracassos (erros) em atividades cognitivas. As atribuições causais foram retiradas da teoria da "Atribuição Causal". Esta teoria apresenta as percepções causais e sua relação com a emoção, motivação e expectativa. As fórmulas foram modeladas utilizando o nível de conhecimento do estudante que é calculado de forma probabilística pelo modelo Bayesian Knowledge Tracing (BKT). Também é utilizada uma extensão do BKT que explora as ações futuras do estudante para determinar o nível e o momento da aprendizagem. Destaca-se que o modelo proposto faz a especialização dos parâmetros do modelo BKT em novos parâmetros visando aprofundar o diagnóstico dos fatores influenciadores do processo cognitivo dos estudantes. Prevendo essas percepções causais pretende-se colaborar com o processo de identificação comportamental do estudante: antes da ocorrência da ação para a previsão de sua resposta, ou após a ação, atuando como um auxiliar na decisão em estratégias de ensino. Nesta dissertação foi simulado o impacto dos valores inferidos para a previsão da resposta do discente através de bases de dados dos históricos de ações de estudantes com um Sistema Tutor Inteligente (STI) em produção. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The cognitive process is an activity that involves various components in the acquisition, organization and use of information. Learning is an imprecise task since the cognitive process involves internal factors of humans as the emotional and motivational state. In this work, we developed a model for inference of probability causes of successes or failures in cognitive activities. The causal attributions were based on the psychology theory of "attributional theory of motivation and emotion". This theory introduces the causal perceptions and their relationship with the emotion, motivation and expectation. The formulas were modeled using the level of student's knowledge which is calculated in a probabilistic manner by the model Bayesian Knowledge Tracing (BKT). Also we use an extension of the BKT which explores future actions of students to set the level and the moment of learning. We highlight that the proposed model uses the BKT parameters to create new parameters, more specialized, aiming to identify factors influencing the cognitive process of students. Anticipating these causal perceptions, we intend to collaborate with the student's behavioral identification process: before the action for students answer prediction, or after the action, acting as a subsidiary on the decision of education strategy. In this thesis it was simulated the impact of inferred values for the prediction of students action through an historical data base of students actions of a production Intelligent Tutoring System (ITS). | - |
Formato: dc.format | 68 f. : il., tabs., algumas color. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência da computação | - |
Título: dc.title | Modelo de inferência dos parâmetros causais : incorporação da probabilidade de conhecimento nas atribuições das causas dos sucessos ou fracassos em atividades cognitivas e sua relação com as ações dos estudantes | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: