A infoinclusão de alunos surdos na educação de jovens e adultos utilizando o aplicativo Hand Talk em sala de aula

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCamas, Núria Pons Vilardell-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorPaschuini, Elenira Aparecida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:29:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:29:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-01-27-
Data de envio: dc.date.issued2016-01-27-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/40897-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/40897-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Nuria Pons Vilardell Camas-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 10/07/2015-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : f. 101-108-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente pesquisa insere-se na Linha de Pesquisa: Teoria e Prática de Ensino na Educação Básica, com eixo de pesquisa em Tecnologias e Educação. Tem como objeto de estudo analisar o uso do aplicativo tradutor de Língua Portuguesa/Libras em uma sala de surdos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Implementou-se uma sequência didática, considera-se a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) para auxiliar o letramento digital no uso da escrita e nas práticas sociais educativas do aluno surdo. Com base no sociointeracionismo, este estudo busca contribuições do uso das TDIC nas práticas pedagógicas direcionadas aos alunos surdos de EJA. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como método de pesquisa a observação total e participante do pesquisador. Os resultados foram organizados e analisados a partir de dados de uma sequência didática acerca do gênero textual e-mail em três categorias: definição, estudo da estrutura do e-mail, produção textual de mensagem. Também fora utilizado um questionário para verificar a interação social das atividades propostas. Portanto, com o uso de um dispositivo móvel, o tablet, esta pesquisa buscou possibilidades de aproximação dos alunos surdos adultos, usuários de Libras, vinculando sua aprendizagem ao processo de letramento digital. Como resultados, pode-se observar que há a necessidade de letrar digitalmente para a educação os alunos surdos e salienta-se a necessidade de reconhecer os sujeitos surdos em sua individualidade e considerados em seu meio sócio-cultural. Palavras-chave: Cultura surda. Cultura digital. Libras. Letramento digital. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research is part of the Research Field: Theory and Practice of Teaching in Basic Education with research axis in Technology and Education. Its object of study to analyze the use of the Portuguese language translator application / Libras in a deaf room of the Youth and Adult Education (EJA). Was implemented a didactic sequence, we consider the use of Digital Technologies of Information and Communication (TDIC) to support digital literacy in the use of writing and educational social practices of deaf students. Based on social interactionism, this study seeks contributions from use of TDIC in pedagogical practices directed to deaf students in adult education. It is a qualitative research, with the full search method and participant observation of the researcher. Results were organized and analyzed from a didactic sequence data about the genre e-mail into three categories: definition, the email structure of the study, message text production. Also it has been used a questionnaire to verify the social interaction of the proposed activities. Therefore, using a mobile device, tablet, this research approach sought opportunities for deaf adult learners, Libras users by linking their learning to the digital literacy process. As a result, it can be seen that there is the need to digitally know the lyrics for education deaf students and stresses the need to recognize deaf people in their individuality and considered in its socio-cultural environment. Keywords: Deaf Culture. Digital culture. Libras. Digital literacy. Digital Technologies of Information and Communication.-
Formato: dc.format115 f. : il. algumas color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleA infoinclusão de alunos surdos na educação de jovens e adultos utilizando o aplicativo Hand Talk em sala de aula-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.