Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Schmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Sanches, Tiago Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:12:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:12:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-02-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-02-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/40886 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/40886 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 30/03/2015 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : f. 157-163 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O Ensino de História nos anos iniciais é um campo de pesquisa que, apesar de apresentar nos últimos anos um crescimento quantitativo e qualitativo, necessita de uma atenção especial dos pesquisadores e professores dos anos iniciais pela forma como tem sido abordado pelos organismos do Estado. Nos percursos de constituição da Didática da História nos anos iniciais, diversas concepções de ensino-aprendizagem da História pautaram os debates sobre o tema, conferindo a esta Didática um caráter epistemológico específico. Preocupada em investigar os processos de construção do conhecimento histórico, utilizando a epistemologia específica da História, a linha de pesquisa Educação Histórica, apresenta hoje uma possibilidade de se pensar a Didática da Histórica a partir da própria ciência de referência. No entanto, considerando o exposto, o presente estudo buscou, em seu constructo teórico, explicitar as relações entre as ciências pedagógicas e a própria Ciência da História na constituição de uma didática específica da História para os anos iniciais. Atendendo esta especificidade considerou-se traçar um percurso histórico da constituição da Didática da História nos anos iniciais. O estudo contou com uma investigação empírica que, a partir da abordagem metodológica denominada Análise de Conteúdo, procurou investigar em documentos oficiais quais concepções de ensino-aprendizagem balizaram sua construção. Deste estudo teórico e das análises de documentos oficiais nacionais, voltados para o Ensino de História, pode-se verificar alguns pressupostos e significados de uma Didática da História para os anos primeiros anos do Ensino Fundamental. Palavras-chave: Ensino de História. Educação histórica. Didática da história. Anos iniciais. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The teaching of History in the initial series is a research field that, despite having in recent years a quantitative and qualitative growth in research, needs special attention from researchers and teachers in the early years the way it has been approached by state agencies. Wishing to investigate the historical knowledge construction processes, using the specific epistemology of history, the conception of History Education research, today presents a possibility of thinking about the History Didactics itself from the reference science. However, the routes on which the history didactics in the early years, several learning teaching concepts of history guided the discussions on the subject conveying the Teaching a specific epistemological. Considering the above, this study aimed at its theoretical construct, explain the relationships between the pedagogical sciences and science itself of history in the formation of a specific teaching of history to the early years. Given this specificity was considered to draw a historical route of the constitution of history didactics in the early years. The study was an empirical investigation that, from the methodological approach called content analysis, we investigated in official documents which learning teaching concepts as guidelines construction. This theoretical study and analysis of the contents can be seen some assumptions and meanings of a Teaching History for the initial years Keywords: Teaching of History. History education. History Didactics. Initial series. | - |
Formato: dc.format | 163 f. : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historia - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Percursos da didática da história para os anos iniciais no Brasil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: