Cartografia das potências e das potencialidades em educação especial : um diálogo entre as políticas e as práticas

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Autor(es): dc.contributorCunha, Claudia Madruga-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorFranco, Liliane Repinoski-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:06:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:06:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-02-05-
Data de envio: dc.date.issued2016-02-05-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/40884-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/40884-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Claudia Madruga Cunha-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 02/09/2015-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : f. 141-147-
Descrição: dc.descriptionResumo: Podemos considerar que, na atualidade, é notória a evolução das Políticas de Educação Especial nas últimas décadas. O que se propõe discutir neste trabalho são as relações entre as potências das Políticas de Educação Especial Inclusiva com as potencialidades ou possibilidades das práticas docentes realizadas pelos profissionais que atuam em escolas públicas de ensino regular e em Centros Municipais de Atendimento Especializado - CMAEs de Curitiba. Esta dissertação utiliza-se do método cartográfico para mapear essa relação, tendo como ponto de partida a própria trajetória profissional da pesquisadora; faz-se, desta cartografia, um modo de desvendar pistas ligadas ao dualismo entre políticas e práticas, teorias e métodos que afetam os fazeres e a rotina dos profissionais. Normas que orientam as práticas docentes que, empoderadas pela legislação atual e pelas questões contemporâneas a esta sociedade, têm avançado lentamente. A escolha da cartografia reflete o panorama teórico ou o pano de fundo deste trabalho e sua relação com a "Filosofia da Diferença". Filosofia que sensibiliza para as análises ancorada nos conceitos de Gilles Deleuze, que invoca o conceito de diferença para trazer a singularidade do que é diverso ou múltiplo; e em Michel Foucault para análise dos discursos na perspectiva de poder, para problematizar os conceitos de "potência", "normalidade" e "anormalidade", que indiretamente se mostram presentes tanto nas políticas como nas práticas de Educação Especial. Como uma cartografia, este "mapa" divide-se em quatro linhas: a primeira linha, O poder fazer de uma prática profissional, traz o contexto histórico e política sob o qual se construiu minha própria prática; a segunda linha chama-se Potências nas políticas da Educação Especial, diz das Políticas de Educação Especial e sua potência normatizadora; a terceira linha, denominada Potencialidades e práticas da Educação Inclusiva, é a linha das teorias que animam a cena deste campo, revisam e analisam a relação entre as políticas e as práticas na área da Educação Especial; e a quarta linha, chamada Rotinas e práticas - escuta sobre as práticas da Educação Especial nos CMAEs e escolas de Curitiba, traz a escuta das práticas da Educação Especial nos CMAEs e escolas de Curitiba, as narrativas dos profissionais sobre o que podem potencializar na sua prática. Concluindo, Potencialidades por vir na Educação Especial retoma esta cartografia com a ideia de Deleuze e Gattari (1995) de que este mapa aberto propiciem múltiplas entradas, para se cartografar na escola caminhos que direcionem ao respeito às diferenças. Palavras-chave: Educação Especial Inclusiva, Políticas, Práticas, Potências e Potencialidades-
Descrição: dc.descriptionAbstract: We can consider that, nowadays, the evolution of Special Education Policies in recent decades is notorious. What is proposed to be discussed in this dissertationare the relations between the potencies of Inclusive Special Education Policies with the potential and possibilities of teaching practices carried out by professionals who work in public schools in basic education and in Municipal Centersof Specialized Care (Centros Municipais de Atendimento Especializado - CMAEs) of Curitiba. This dissertation used the cartography method to map this relation, taking as its starting point the own professional career of the researcher; this cartography is a way to uncover clues linked to the dualism between policies and practices, theories and methods that affect the work and the routine of professionals. Norms that guide educational practices that, empowered by the current law and the contemporary issues of this society, have advanced slowly. The choice of mapping reflects the theoretical scenario or the background of this work and its relation to the "Philosophy of Difference ". Philosophy that raises awareness of the analyses based in the concepts of Gilles Deleuze, which invokes the concept of difference to bring the uniqueness of what is different or multiple; andin Michel Foucault for theanalysis of the discourse in perspectiveof potency, forproblematize the concepts of "potency", "normality" and "abnormality", that indirectly show their presence both in political as in Special Education practices. As a cartography, this "map" is divided into four lines: the first line, the power to make professional practice, and itbrings the historical context and policy under which it built my own practice; the second line is called Powers in the Special Education policies, that says the Special Education Policy and its normative power; the third line, called Potentialities and practices of Inclusive Education is the line of the theories that animate the scene of this area, review and analyse the relation between policy and practice in the area of Special Education; and the fourth line, called routines and practices - Hearing on the Special Education practices in CMAEs and schools in Curitiba, brings the listening of the Special Education practices in CMAEs and schools of Curitiba, the narratives of the professionals about what they can boost in their practice. In conclusion, Potentialities to come in Special Education takes up this cartography with the idea of Deleuze and Gattari (1995) that this open map propitiate multiple inputs, to map out in school ways that direct the respect for differences. Keywords: Inclusive Special Education Policies, Practices, Potencies and Potentialities.-
Formato: dc.format151 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleCartografia das potências e das potencialidades em educação especial : um diálogo entre as políticas e as práticas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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