
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Wojciechowski, Jaime, 1965- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Wernke, Giucler | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:24:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:24:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/40868 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/40868 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Jaime Wojciechowski | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 18 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente artigo analisa as possibilidades da utilização de diferentes linguagens iconográficas no ensino da disciplina de Geografia, a exemplo das charges, histórias em quadrinhos, tirinhas e literatura de cordel, como um instrumento pedagógico e auxiliador nas aulas de Geografia e a sua interdisciplinaridade, possibilitando que essa prática pedagógica auxilie na aprendizagem, incentive a leitura, a escrita e o raciocínio lógico. Neste entendimento, vale a pena salientar que a competência da leitura dos alunos dentro desse processo de uma aprendizagem cognitiva se faz mediante a diversificação das metodologias de ensino, e dentro dessa diversificação fica clara a real contribuição que o trabalho desenvolvido trás ao educando. Possibilitando o desenvolvimento de um raciocínio lógico, relacionado com o desempenho de uma leitura mais dinâmica do contexto social em que está inserido apresentado nas charges, histórias em quadrinho, tirinhas e literatura de cordel, como foi o caso do trabalho aqui apresentado. Uma vez que o estudo da Geografia está relacionado com um elevado grau de dependência da leitura, interpretação, escrita e possibilitando ainda a formação de um sujeito preocupado com as questões econômicas, culturais e sociais de sua sociedade. A metodologia aplicada em sala de aula foram a análise e produção de charges, tirinhas, histórias em quadrinhos e literatura de cordel abordando os temas relacionados às três Revoluções Industriais e seus efeitos na sociedade nas esferas local, regional e mundial. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio de trabalhos realizados pelos alunos nas aulas de Geografia com o desenvolvimento de diferentes atividades onde foram empregadas as linguagens iconográficas apresentadas. Os resultados dos trabalhos desenvolvidos demonstraram uma boa receptividade pelos alunos que participaram ativamente de todas as atividades propostas e desenvolvidas. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (18 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geografia - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Historias em quadrinhos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literatura de cordel | - |
| Título: dc.title | O uso de diferentes linguagens iconográficas no ensino de Geografia | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: