O uso de diferentes linguagens iconográficas no ensino de Geografia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorWojciechowski, Jaime, 1965--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação-
Autor(es): dc.creatorWernke, Giucler-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:24:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:24:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-26-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-26-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/40868-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/40868-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Jaime Wojciechowski-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 18-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente artigo analisa as possibilidades da utilização de diferentes linguagens iconográficas no ensino da disciplina de Geografia, a exemplo das charges, histórias em quadrinhos, tirinhas e literatura de cordel, como um instrumento pedagógico e auxiliador nas aulas de Geografia e a sua interdisciplinaridade, possibilitando que essa prática pedagógica auxilie na aprendizagem, incentive a leitura, a escrita e o raciocínio lógico. Neste entendimento, vale a pena salientar que a competência da leitura dos alunos dentro desse processo de uma aprendizagem cognitiva se faz mediante a diversificação das metodologias de ensino, e dentro dessa diversificação fica clara a real contribuição que o trabalho desenvolvido trás ao educando. Possibilitando o desenvolvimento de um raciocínio lógico, relacionado com o desempenho de uma leitura mais dinâmica do contexto social em que está inserido apresentado nas charges, histórias em quadrinho, tirinhas e literatura de cordel, como foi o caso do trabalho aqui apresentado. Uma vez que o estudo da Geografia está relacionado com um elevado grau de dependência da leitura, interpretação, escrita e possibilitando ainda a formação de um sujeito preocupado com as questões econômicas, culturais e sociais de sua sociedade. A metodologia aplicada em sala de aula foram a análise e produção de charges, tirinhas, histórias em quadrinhos e literatura de cordel abordando os temas relacionados às três Revoluções Industriais e seus efeitos na sociedade nas esferas local, regional e mundial. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio de trabalhos realizados pelos alunos nas aulas de Geografia com o desenvolvimento de diferentes atividades onde foram empregadas as linguagens iconográficas apresentadas. Os resultados dos trabalhos desenvolvidos demonstraram uma boa receptividade pelos alunos que participaram ativamente de todas as atividades propostas e desenvolvidas.-
Formato: dc.format1 arquivo (18 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectHistorias em quadrinhos-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura de cordel-
Título: dc.titleO uso de diferentes linguagens iconográficas no ensino de Geografia-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.