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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Faxina, Elson, 1956- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Trombetta, Gilmara Raquel | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:35:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:35:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/40865 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/40865 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Elson Faxina | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este artigo apresenta um levantamento de dados sobre a utilização do aparelho celular pelos alunos e educadores do Colégio Estadual Santa Felicidade, situado em Curitiba, Paraná. O trabalho contou com a participação de 141 alunos dos três anos do Ensino Médio Matutino da Escola, sendo que o turno conta com aproximadamente 210 alunos, e com a participação de 15 educadores. Os participantes responderam perguntas relacionadas à utilização do aparelho celular no espaço escolar. Evidenciou-se que 129 alunos possuem celulares e que, destes, apenas 10 não possuem acesso à internet. Entre os educadores, todos têm aparelho, porém três não possuem acesso à internet. Na avaliação dos alunos, o celular é mais útil para ouvir músicas, fotos e jogos, ou seja, a maior utilização se dá para o entretenimento. Ressalte-se que os alunos citaram a função de utilizar o aparelho para estudar. Já entre os educadores, a grande maioria afirmou que o celular ainda é ocasionador de problemas, pois distrai os alunos, que são imaturos na utilização pedagógica do aparelho. Entretanto, os professores afirmam que, em condições de infraestrutura para utilizar o celular com todos os alunos, é possível melhorar o contexto pedagógico da utilização do aparelho. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Título: dc.title | Interferências do aparelho celular na escola | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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