
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Colatusso, Denise Eurich | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Geovane Santos da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:40:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:40:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/40864 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/40864 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Denise Eurich Colatusso | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 18-19 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar a utilização da Mesa Pedagógica Positivo como ferramenta pedagógica no processo de ensino/aprendizagem numa turma de pré-escolar I. A investigação foi realizada no Centro Municipal de Educação Infantil Tia Marlene localizado na cidade de Pinhais – PR. A experiência foi feita durante o segundo semestre do ano 2014. Assim apresenta o encaminhamento metodológico realizado pelo professor e a descrição de como foram realizadas as atividades. A pesquisa foi desenvolvida a partir dos planos de aula e dos registros de observações diárias do professor. As atividades analisadas visavam atender os objetivos específicos do conteúdo de Produção em Artes Visuais. Para isso, o professor utilizou a Mesa Pedagógica como um dos recursos e isso ocorreu por meio de atividades desenvolvidas com o software Super Artista Mágico, parte integrante da mesa. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (19 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte - Estudo e ensino | - |
| Título: dc.title | Relato de experiência sobre o uso da Mesa Educacional Kid Together como ferramenta de ensino/aprendizagem em uma turma de educação infantil na cidade de Pinhais-PR | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: