Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Wachowicz, Teresa Cristina, 1966- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Autor(es): dc.creator | Olsemann, Alexandre | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:47:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:47:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/40842 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/40842 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Teresa Cristina Wachowicz | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 22/08/2007 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : f. 89-92 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar termos coletivos em processos anafóricos em textos jornalísticos. Nesse processo, mais especificamente quando o referente é singular, e a anáfora, plural (o inverso também é válido), o coletivo revela uma ambiguidade funcional: parte dele é plural e parte singular. O presente estudo compõe-se de um duplo viés, em que, por um lado, adota-se a linguística textual (LT), de modo a visitar vários campos de estudo constantes nessa área. Com base nos estudos de Marcuschi (2003), Cavalcante (2003) e Kleiber (2001), busca-se compreender questões textuais (referência, introdução e recuperação de termos e anáfora), denominadas de referenciação em LT, especialmente a classificação de anáfora que permeia esse processo. Paralelamente, o estudo utiliza-se de questões da semântica referencial para explicar a questão da ambiguidade semântica dos coletivos, levando em consideração questões próprias dessa área como um modelo de referência dos indivíduos no mundo de Lyons (1977). Além disso, utiliza-se de um modelo formal, através da teoria matemática do reticulado, com base em Link (1983) e Landmann (1989), procurando delimitar a relação contável que um termo coletivo tem com uma respectiva anáfora. O objetivo é o de caracterizar onde (LT) e como (SR) ocorre esse fenômeno. Os dados foram coletados de textos jornalísticos dos jornais da Gazeta do Povo (PR) e Folha de São Paulo (SP), compondo um corpus de 80 textos, sendo que os gêneros adotados foram textos de opinião (19), notícia (10), reportagem (8), esportivos (25), editorial (8) e carta ao leitor (8). | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This work has as objective to analyze anaphoricz processes of collective terms in journalistic texts. In this process, when the referring one is singular and the anaphora, more specifically plural (the inverse one also is valid), the collective one presents ambiguity semantics: part is plural and has left singular. This paper it is composed in a double bias, where, on the other hand, it is adopted literal linguistic (LT), in order to visit some studies that compose this area, searching to understand questions literal (reference, introduction and recovery of terms and anaphora), called of referencing in LT, especially of the classification of indirect anaphora of Marcuschi (2003) that permeia this process. Parallel, it is used of questions of the referencial semantics to explain the question of the ambiguity semantics of the collective ones, taking in consideration proper questions of this area as a model of reference of the individuals in the world of Lyons (1977). Moreover, it is effected of a formal model, through the mathematical theory of the reticulado one, on the basis of Link (1983) and Landmann (1989), the contável relation that a collective term has with a respective anaphora. The objective is to characterize where (LT) and as (MR) this phenomenon occurs. The data had been collected of journalistic texts of periodicals of the Gazeta do Povo (PR) and Folha de São Paulo (SP), composing a corpus of 80 texts, which if make use in opinion texts (19), notice (10), news article (8), esportivos (25), editorial (8) and letter to the reader (8). | - |
Formato: dc.format | 92 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguistica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semantica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa - Ambiguidades | - |
Título: dc.title | A Ambiguidade semântica do coletivo em processos de referenciação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: