A identidade do professor que utiliza as tecnologias e mídias digitais na sua prática pedagógica

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Autor(es): dc.contributorSá, Ricardo Antunes de, 1962--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorAraujo, Marilete Terezinha Marqueti de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:03:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:03:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-01-27-
Data de envio: dc.date.issued2016-01-27-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/40834-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/40834-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Ricardo Antunes de Sá-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 29/07/2015-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : f. 161-171-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho teve como objetivo caracterizar a relação existente entre a identidade do professor e o uso das tecnologias e mídias digitais na prática docente. O problema da investigação centrou-se em responder: Qual é a identidade do professor que utiliza as tecnologias e mídias digitais na sua prática pedagógica nas escolas da rede municipal de ensino do município de Araucária? A temática sobre a identidade docente e sobre os saberes docentes foram fundamentados nos autores: Ferreira (2009), Hall (2006), Morin (2003, 2005, 2011, 2014), Novoa (1992), Oliveira (2006), Sarmento (2009), Silva (2000), Contreras (2012), Meirieu (2005, 2006) Pimenta (2000, 2012), Azzi (2012), Tardif (2002, 2013) e Charlot (2000). As discussões sobre educação, tecnologias e o processo de utilização, integração e apropriação das tecnologias e mídias digitais pelo professor foram elaboradas a partir das contribuições de Kenski (2007; 2013), Leite (2003), Gomes (2013), Binotto e Sá (2013), Masetto (2003), Vosgerau (2005, 2007), Castells (1999), Lemos (2003, 2004, 2013), Lévy (1999), Valente (2005, 2008), Moran (1994, 2003; 2007), Pretto (2011), Moersh (1996), Sandholtz, et al (1997) entre outros, que foram consultados visando o aprofundamento teórico e a reflexão em relação à problemática do estudo. A pesquisa se inscreve numa abordagem de cunho qualitativo e percorreu três etapas de investigação: Etapa inicial do Estudo Exploratório que teve a finalidade de validar o instrumento de coleta de dados com 20 professores. A etapa II, Estudo Exploratório que contou com 218 participantes para análise dos questionários, e a etapa III, Validação dos dados da pesquisa na qual se realizou as entrevistas com 7 professores, que contribuíram para aprofundar os dados obtidos no estudo exploratório. A investigação teve início em 2014 com a elaboração e aplicação dos questionários (Etapas I e II) e transcorreu até 2015 com as entrevistas (Etapa III). A pesquisa foi realizada com os professores da primeira etapa do Ensino Fundamental do Município de Araucária. A partir das análises dos dados foi possível identificar os fatores individuais e institucionais que influenciam no processo de utilização, integração e apropriação das tecnologias e mídias digitais pelo professor. Os fatores individuais foram: a) Saber Tecnológico; b) Motivação, c) Trabalho docente e d) Cibercultura. Os fatores institucionais foram: a) Infraestrutura, b) Tempo; c) Formação continuada; d) Valorização; e) Cultura da escola; f) Cultura escolar; g) Investimento e h) Suporte técnico-pedagógico. Os resultados indicaram que a identidade docente é um fenômeno multidimensional, e configura-se como um processo inacabado. As mudanças socioculturais ocorridas pelo uso dos recursos tecnológicos digitais contribuem para modificar a identidade docente. Cada professor estabelece uma relação particular com o uso das tecnologias e mídias digitais na sua prática pedagógica que é influenciada pelos múltiplos fatores que constituem o processo de utilização, integração e apropriação das tecnologias e mídias digitais. Palavras-chave: Identidade docente. Utilização, Integração e Apropriação das Tecnologias. Saberes docentes. Prática docente-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This study aimed to characterize the relationship between identity of the teacher and the use of technology and digital media in teaching practice. The problem of the research focused to answer: What is the relationship between the identity of the teacher and the use of technology and digital media in teaching practice in public schools in the city of Araucaria? The thematic about teacher identity and about teaching knowledge were based in the authors: Ferreira (2009), Hall (2006), Morin (2003; 2011; 2014), Novoa (1992), Oliveira (2006), Sarmento (2009), Silva (2000), Contreras (2012), Meirieu (2006) Pimenta (2000; 2012), Azzi (2012), Tardif (2013) e Charlot (2000). The discussions about education, cyberculture, technology and the process of utilization, integration and appropriation of technologies and digital media by the teacher were elaborate from the contributions of Kenski (2007; 2013), Leite (2003), Sancho (2006), Masetto (2003), Vosgerau (2007), Castells (1999), Lemos (2013), Lévy (1999), Valente (2008), Moran (2007; 2011), Moersh (1996) e Sandholtz, et al (1997). Among others, that were consulted aiming the deepening theoretical and the reflection in relation to the problem of study. The research sign up in a approach qualitative and gone through three stages of investigation: Initial step of the Exploratory Study which had the purpose to validate the data collection instrument with 20 teachers. The step II, Exploratory Study which featured with 218 participants to analyze the questionnaires and the step III Validation of research data in which it held interviews with 7 teachers who contributed to deepen the data obtained in the exploratory study. The investigation began in 2014 with the development and application of questionnaires (Steps I and II) and passed by 2015 with interviews (Step III). The research was conducted with the teachers of the first stage of Elementary Education of the City of Araucaria. From the data analysis it was possible to identify individual and institutional factors that influence the process of utilization, integration and appropriation of technologies and digital media by teacher. The individual factors were: a) Technological Know; b) Motivation; c) Teaching work and d) Cibercultura. The Institutional factors were: a) infrastructure; b) Time; c) Continuing education; d) Valuation; e) School of Culture; f) School culture; g) Investment and h) technical and pedagogical support. The results indicated that the teacher identity is a multidimensional phenomenon, and appears as an unfinished process. Socio-cultural changes by the use of digital technology resources contribute to modify the teaching identity. Each teacher establishes a special relationship with the use of technology and digital media in their teaching practice that is influenced by multiple factors that constitute the process of utilization, integration and appropriation of technology and digital media. Keywords: Teacher identity. Utilization, integration and appropriation of technologies. Teaching knowledge. Teaching practice.-
Formato: dc.format196 f. : tabs., grafs., algumas color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleA identidade do professor que utiliza as tecnologias e mídias digitais na sua prática pedagógica-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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