Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Panke, Noemia Hepp | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Lopes, Evelize Simone | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:11:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:11:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/40827 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/40827 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Prof. Me Noemia Hepp Panke | - |
Descrição: dc.description | Artigo apresentado como trabalho de conclusão de curso de Especialização | - |
Descrição: dc.description | Artigo Científico (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A ideia central do projeto "Mídias inseridas no processo de ensinoaprendizagem dos alunos de Ensino Fundamental l" surgiu da permanente preocupação da autora com relação à desigualdade social e da certeza de que a escola é o melhor local para crianças e jovens receberem orientações para assimilar as transformações sociais advindas das novas tecnologias, o que pode ser alcançado com o uso das mídias, associado à criatividade do professor. O projeto teve como objetivos identificar o porquê de alguns professores da Escola Municipal Guilherme Ceolin, localizado à rua Cassiano Ricardo ,834, Vargem Grande, em Pinhais-Paraná, mostrarem resistência ao uso das mídias; proporcionar aos alunos conhecimentos gerais sobre mídias e possibilitar uma dinâmica interativa de trabalho na sala de aula; utilizar nas aulas de língua portuguesa e Matemática recursos midiáticos como apoio para o processo de aprendizagem dos alunos de Ensino Fundamental l. O fato de a população do entorno da escola ser caracterizada por intensa sociabilidade entre a vizinhança, foi primordial no alcance dos objetivos almejados pela educomunicação. As análises comparativas mostraram que o projeto atingiu seu propósito, pois os professores que já utilizavam esses instrumentos participaram ativamente das discussões, incentivaram os que se mostravam reticentes. Também os alunos foram estimulados através do diálogo, fazendo com que o interesse natural pela informação despertasse um grande desejo por mais informações, podendo-se esperar bons resultados | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (16 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Título: dc.title | Mídias inseridas no processo de ensino-aprendizagem dos alunos de ensino fundamental I | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: