
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Faxina, Elson, 1956- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná | - |
| Autor(es): dc.creator | Figueredo, Djaneide Ribeiro de Oliveira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:42:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:42:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/40810 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/40810 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Elson Faxina | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Especialização em m Mídias Integradas na Educação. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 16-17 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente artigo é resultado de uma pesquisa que teve o objetivo de investigar em que medida o Programa Malhação, da Rede Globo, influencia na formação de valores sociais na vida dos adolescentes do 1º ano do Ensino Médio, do turno matutino de um Colégio Estadual da cidade de Foz do Iguaçu, PR. Foram coletados dados e informações a respeito das vivências, do entretenimento e experiências de vida através da postura de adolescentes que podem assumir os valores veiculados por esse programa de televisão, do ponto de vista negativo e positivo. Nesse sentido, este artigo demonstra, através de gráficos e análises, que a telenovela Malhação, apesar de sua diversidade cultural, ainda transmite informações que motivam os pré-adolescentes e adolescentes para o consumo excessivo, que se sobrepõe ao seu cotidiano, ao seu mundo real, vindo a serem o que realmente não o são. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (17 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Recursos audiovisuais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Televisão - Influência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Telenovelas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jovens - Comportamento | - |
| Título: dc.title | Relevância informativa da novela Malhação : formação de valores sociais de adolescentes do ensino médio | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: