
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Martins, Juliane, 1979- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Nascimento, Denise do Rocio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:04:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:04:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/40808 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/40808 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Juliane Martins | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 18-19 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente artigo objetiva apresentar o resultado de uma pesquisa realizada no âmbito do curso de Mídias Integradas na Educação (UFPR), no qual se propôs verificar a produção de fotografias com uso de aparelhos telefônicos celulares e a abordagem no tratamento técnico de autorretratos de jovens, tendo em vista seu compartilhamento imediato nas redes sociais. Tem-se por objetivo fomentar a discussão sobre a produção e reprodução destas imagens. Para isto foram realizadas oficinas com os alunos do primeiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Inês Vicente Boroczs, analisando-se posteriormente as imagens produzidas e sua veiculação nas redes sociais. Como resultado se percebeu uma transformação de publicações nas redes sociais, passando da preocupação com a publicação imediata para um maior cuidado e senso crítico ao fim do trabalho. O compartilhamento dessa produção em redes sociais favoreceu a troca de experiências quanto ao uso das ferramentas de edição de imagem utilizadas. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (20 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mídias digitais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Redes sociais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fotografia | - |
| Título: dc.title | Tratamento técnico nas imagens selfie divulgadas nas redes sociais | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: