Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Valente, Aura Maria de Paula Soares | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Cruz, Denise Aparecida Ribeiro da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:59:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:59:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/40807 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/40807 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Ma. Aura Valente | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 18-19 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Resumo: O presente artigo trata do uso pedagógico dos jogos digitais na disciplina de História em uma turma do 1º ano do Ensino Médio, no Colégio Estadual São Cristóvão da rede estadual de São José dos Pinhais/PR. Para elucidar essa problemática foi realizado um estudo de caso quantitativo-descritivo sobre o uso pedagógico de dois jogos digitais com a temática da História Medieval: Era Feudal e Age of Empires II. Partindo do pressuposto que os jogos representam não só entretenimento, mas também trazem possiblidades de aprendizagem por meio do lúdico, posto que são uma atividade social, que despertam a criatividade e possibilitam a interação entre os sujeitos aprendentes, analisa-se estes jogos sob a óptica da abordagem crítica e humanística da Games Studies e aplicou-se questionários com questões abertas e fechadas para compreender a importância da utilização do jogo para a educação. Portanto, nessa pesquisa, buscou-se compreender e conceituar o jogo historicamente; refletir sobre a interação jogo e aprendizagem na sociedade da cibercultura, analisar os conteúdos históricos nos jogos sobre o medievo. E verificar as possibilidades do uso pedagógico desses jogos virtuais na disciplina de História. Pode-se através desse estudo de caso compreender que o ato de jogar pode permitir a aprendizagem de um saber histórico e possibilitar o desenvolvimento do discente de forma divertida e prazerosa. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (21 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mídias digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historia - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Idade Media | - |
Título: dc.title | A utilização de jogos digitais no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de História | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: