
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Wojciechowski, Jaime, 1965- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Cristina Batista dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:53:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:53:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/40800 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/40800 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Jaime Wojciechowski | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 22 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: As tecnologias da informação estão presentes em nossa realidade, e com a finalidade de analisar de que forma os profissionais da educação aplicam essa tecnologia, o presente artigo buscou esclarecimentos sobre a introdução e o uso de tecnologias educacionais em sala de aula, suas interferências e implicações no trabalho docente, por meio da prática diária de professores, bem como do envolvimento dos alunos. Para esta análise, o encaminhamento metodológico qualitativo foi utilizado e possibilitou uma intervenção durante o processo e reflexões sobre o tema. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um questionário com professores da rede pública das séries iniciais, e foi realizada uma pesquisa bibliográfica fundamentada em vários autores que abordam a temática. A partir dos levantamentos feitos, buscou-se desenvolver uma análise sobre as dificuldades e as facilidades no uso destas tecnologias educacionais em sala de aula. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (23 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mídias digitais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas | - |
| Título: dc.title | Tecnologias educacionais na sala de aula : interferências e implicações no trabalho docente | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: