Bebendo cultura : construção da linguagem e epidemiologia cultural da cerveja

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Autor(es): dc.contributorGodoi, Elena, 1947--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras-
Autor(es): dc.creatorMazuroski Junior, Aristeu-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:30:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:30:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-05-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-05-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/40782-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/40782-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Profa. Dra. Elena Godoi-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 24/06/2015-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : f. 225-231-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração : Estudos linguísticos-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho investiga o uso da linguagem na construção cultural da cerveja, através da emergência de suas representações mentais, públicas e culturais. Também são explorados os mecanismos de propagação e disseminação destas representações, construindo um mapeamento do objeto cultural cerveja na sociedade brasileira contemporânea. Através de conceitos da Psicologia, Ciências cognitivas e Pragmática Linguística, são explorados microfenômenos individuais que contribuem para os macrofenômenos sociais, ou movimento culturais amplos relacionados à cerveja. A base teórica da investigação se constrói sobre a Teoria da Relevância e a Epidemiologia das Representações, com aplicação de seus conceitos na exploração do uso da linguagem no direcionamento de comportamentos, próprios e alheios, e interferência na percepção sensorial individual. Palavras-chave: Cerveja. Epidemiologia das Representações. Linguística Cognitiva. Percepção Quimiossensorial. Pragmática. Psicologia Cognitiva. Teoria da Relevância.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This is a research work about the cultural construction of beer through language, looking for the emerging cultural, individual and mental representations over the subject. Propagation and spreading mechanisms for beer representations are also explored, in an attempt of constructing a map of beer as a cultural object in the Brazilian society. The work proceeds to an inquiry of micro-phenomena (individual behaviors) and macro-phenomena (social movements), using Psychology, Cognitive Sciences and Linguistic Pragmatics, aiming to explain the manipulation and direction of human attitudes towards beer, and perceptual distortions induced by language. Key-words: Beer. Cognitive Linguistics. Cognitive Psychology. Chemosensory Perception. Epidemiology of Representations. Pragmatics. Relevance Theory.-
Formato: dc.format231 f. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectLetras-
Palavras-chave: dc.subjectCerveja - Representações sociais-
Palavras-chave: dc.subjectPercepção extra-sensorial-
Palavras-chave: dc.subjectPragmatica-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia cognitiva-
Palavras-chave: dc.subjectCerveja - Desenvolvimento Regional-
Título: dc.titleBebendo cultura : construção da linguagem e epidemiologia cultural da cerveja-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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