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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Freitas, Artur, 1975- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História | - |
Autor(es): dc.creator | Ruteski, Lucas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:12:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:12:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/40763 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/40763 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Dr. Artur Freitas | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa: Curitiba, 02/09/2015 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : f. 191-196 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A artista brasileira Denise Stoklos é considerada como um dos principais nomes do teatro brasileiro. Denise Stoklos criou um estilo próprio de teatro, o qual nomeou como "Teatro Essencial". O conceito de "Teatro Essencial" fundamenta-se principalmente na figura do ator, isto é, neste conceito o ator participa efetivamente de todas as etapas de concepção dos espetáculos, utilizando-se do corpo, da voz, mas principalmente de sua subjetividade. Assim, Denise Stoklos além de representar, também escreveu, dirigiu, coreografou, concebeu a cenografia de suas peças, enfim, congregou praticamente todas as funções necessárias para a concepção dos espetáculos. Dito isso, o objetivo central deste trabalho é discutir historicamente como o conceito de "Teatro Essencial", cunhado por Denise Stoklos, dialoga de maneira sincrônica e diacronicamente mediante viés o político e estético com o contexto político, social e cultural brasileiro entre os anos de 1990 a 1994. Como fontes documentais, nos utilizamos dos textos-manifestos publicados pela autora, os textos teatrais das três peças da autora as quais analisamos, críticas jornalísticas relativas ao período, bem como reportagens e entrevistas da autora publicadas em jornais de circulação nacional e internacional. No intuito de compreendermos a imbricação de estética e política no Teatro Essencial nos propusemos a analisar as peças "Casa" de 1990 mediante a ideia de "política do cotidiano". Já em "500 anos: Um Fax de Denise Stoklos para Cristóvão Colombo" de 1992, nos utilizamos como chave de investigação a política da memória. E finalmente em "Amanhã será Tarde e depois de amanhã nem existe" de 1994, uma interpretação mediante a concepção do sentimento de amor como força transformadora da sociedade. Palavras-Chave: Denise Stoklos; Teatro Essencial; Política; Estética. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The Brazilian artist Denise Stoklos is regarded as one of the most important names in the Brazilian theater. Denise Stoklos has created a particular drama style named as "Essential Theatre". Its concept is based primarily on the actor's and actress?s figures what means that they participate effectively in all steps of the play, taking advantage of theirs own voices and bodies, focusing specially in their subjectivity. Denise Stoklos not only played roles in the plays but also wrote, directed, choreographed, designed the scenography for the presentations. She gathered almost all the necessary activities for the design of her performances. Considering Stoklos?s talent and importance, the main objective of this work is historically discuss how the concept of the "Essential Theatre" dialogues, so synchronically and diachronically through a political and aesthetic al bias, with the political, cultural and social context from the 1990 to 1994. As documentary source for this research it was used the manifest texts published by the author, three theaters plays texts, journalistic criticism of the time as well as reports and interviews the author published in national and international newspapers. In order to understand the aesthetics and politics nesting in the Essential Theatre the following three pieces of art were analyzed: "Home" written in 1990 by the idea of everyday politics; "500 years: A Denise Stoklos Fax to Christopher Columbus" written in 1992 which was used in the research as memory policy; and "Tomorrow will be late and after tomorrow does not even exist", 1994, which is an interpretation by the design of the feeling of love as society transforming power. Keywords: Denise Stoklos; Essential Theatre; Politics; Aesthetics. | - |
Formato: dc.format | 196 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Stocklos, Denise, 1950- | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro - Estética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro brasileiro - História e crítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | História - Teatro - Crítica, interpretação, etc. | - |
Título: dc.title | "Porque amar é subversivo" : política e estética no teatro essencial de Denise Stoklos entre 1990 a 1994 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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