Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Lucas Ferrari de, 1976- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Moura, Claudiana Gonçalves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:34:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:34:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/40761 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/40761 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Lucas Ferrari de Oliveira | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: Inclui referências: p. 15 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este artigo tem como objetivo, fazer um levantamento das principais questões que permeiam o ambiente escolar acerca da informática educativa, como ocorre o processo de ensinoaprendizagem com a utilização do computador no contexto escolar, quais os desafios encontrados por professores e alunos que dificultam um aprendizado com mais qualidade, tendo como parâmetro as aulas oferecidas no laboratório de informática na própria escola, bem como todos os meios e recursos oferecidos pela instituição e Secretaria Municipal de Educação. A Metodologia utilizada foi a pesquisa de Campo, através de questionários, que foram aplicados aos professores e alunos da Escola Municipal Ponte da Amizade, do Município de Foz do Iguaçu. A pesquisa trouxe informações relevantes, analisando vários aspectos como estrutura fisíca, capacitação dos profissionais entre outros fatores e constatou a necessidade da informática nas escolas, sua contribuição para o processo de ensinoaprendizagem, levantando pontos que podem conduzir para uma reflexão e consequentemente uma mudança dos envolvidos no processo educacional. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (14 p.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mídias digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Informática - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Foz do Iguaçu (PR) | - |
Título: dc.title | Desafios da inclusão digital no processo de ensino aprendizagem no ambiente escolar | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: