
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Iahn, Luciene Ferreira | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Carla Gomes da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:31:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:31:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/40745 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/40745 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Prof.ª Msc. Luciene Ferreira Iahn | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 14-16 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este artigo teve como objetivo verificar a viabilidade do uso das redes sociais mais especificamente, o uso do facebook como ferramenta na formação continuada de professores de história da rede pública estadual. Para isso foi criado um grupo fechado no facebook com a temática Educação Histórica" temática esta desenvolvida e pesquisada pelo LAPEDUH da UFPR. Foram convidados os professores pedeanos 2014 da disciplina de História. Para responder a problemática a pesquisa foi dividida em quatro momentos: elaboração de questionário para ser aplicado junto aos professores pedeanos 2014 sobre a participação dos mesmos no grupo do facebook; No segundo momento foi realizado o levantamento, leitura e produção ao referencial teórico; No terceiro momento foi feito o convite e a abertura do grupo de estudos fechado do facebook, postagem de textos e sugestão de leituras; O quarto momento se deu quando houve o encerramento do grupo e posterior analise dos resultados que demonstraram a existência de alguns elementos que interferiram no andamento do grupo de estudos de forma a não ter havido grandes contribuições e participações por parte dos professores envolvidos. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (17 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mídias digitais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Facebook (Rede social on-line) | - |
| Título: dc.title | Redes sociais e educação : o uso do facebook na formação continuada de professores de história do ensino fundamental da rede estadual de ensino do Paraná, participantes do PDE-2014 | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: