
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Faxina, Elson, 1956- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Missfeldt, André | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:45:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:45:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/40721 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/40721 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Dr. Elson Faxina | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional Tecnológica, Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a contribuição pedagógica do jornal nas aulas de geografia do Ensino Médio. Os alunos participantes estudam no Colégio Sesi Boqueirão, Curitiba, PR. No decorrer do ano letivo 2014, as aulas de geografia receberam a complementação do jornal vinculado aos temas de atualidades, aproximando os conceitos de política, sociedade, meio ambiente, direitos humanos, entre outros. O presente trabalho compõe-se de uma pesquisa e entrevista destinada a encontrar avanços na produção escrita, interesse pela leitura e inserção do jornal na sua rotina educacional. O questionamento trata-se da aproximação do aluno de Ensino Médio à leitura do jornal, bem como busca atribuir ao jornal uma concepção didático-pedagógica. O presente artigo compõe-se de três partes. Na primeira, houve uma revisão bibliográfica; na segunda, ocorreu uma entrevista e, na terceira, a análise das respostas dadas pelos alunos. De maneira geral, ocorreu um avanço nas produções escritas e no interesse dos alunos por acontecimentos locais e mundiais. Evidenciou a necessidade de aproximação de mídias mais dinâmicas, pois só o jornal não basta, ele tem que estar associado às práticas pedagógicas dinâmicas que busquem contextualizar e promover o diálogo entre os alunos e a comunidade escolar. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Título: dc.title | A função pedagógica do jornal nas aulas de geografia | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: