
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Valente, Aura Maria de Paula Soares | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná | - |
| Autor(es): dc.creator | Arana, Aline | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:08:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:08:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/40709 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/40709 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Aura Valente | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR, Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esse artigo mostra aos professores de Geografia uma alternativa de prática pedagógica, através do uso Fotonovelas como uma ferramenta de auxílio no desenvolvimento do conteúdo de transformação do espaço geográfico, visando contribuir no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. A atividade foi desenvolvida no Colégio Estadual Narciso Mendes em Curitiba, com alunos do Sétimo ano, Ensino Fundamental, no mês de Novembro e Dezembro. A professora de Língua Portuguesa colaborou na aplicação do projeto, sendo uma parceria entre as disciplinas de Geografia e Língua Portuguesa. Foram utilizados textos e imagens para a confecção das fotonovelas, envolvendo o professor e os alunos no processo. A fotonovela é uma forma bem particular de contar uma história que mistura quadrinhos, novela e fotografia. Ela permite o contato com diferentes formas de expressão artística, exigindo que os alunos desenvolvam capacidades que relacionem a leitura de textos multimodais, textos que ultilizam diferentes linguagens. Durante a criação da fotonovela observou-se as dificuldades dos alunos, o seu grau de envolvimento, a aprendizagem e o resultado final. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Título: dc.title | O ensino de geografia por meio de fotonovela | - |
| Título: dc.title | O ensino de geografia por meio de imagens | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: